Nos discursos, PSDB sai unido das prévias vencidas por Doria
No discurso na vitória, Doria elogiou os adversários, disse que o partido sai fortalecido e unido para a construção do melhor projeto

Por
Atualizado há 9 meses
Belo Horizonte, 27 de novembro – O governador de São Paulo, João Doria, venceu as prévias do PSDB para disputar a Presidência da República pelo partido em 2022 com 53,99% dos votos válidos, derrotando os candidatos Eduardo Leite, atual governador do Rio Grande do Sul, e Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus. Os discursos dos três falaram em unidade ao fim de uma disputa muito acirrada.
Leite teve 44,66%, e Virgílio atingiu 1,35% dos votos. A votação teve início às 8h deste sábado e terminou às 17h, dentro do cronograma estipulado pelo presidente do partido, Bruno Araújo.
Virgílio, um aliado de Doria, foi o primeiro a fazer apelo pela unidade depois da prévia. O ex-prefeito ressaltou que o partido deve romper todos os laços com o bolsonarismo e preparar Leite para suceder Doria, como uma posição de liderança no partido.
Leite reconheceu que a decisão do PSDB foi democrática e soberana. Se disse tranquilo, realizado e feliz por movimentar o partido e estabelecer boa discussão interna a partir das realizações do governo gaúcho. Disse que, acima de um projeto pessoal, está o grupo, que é o partido, e acima de tudo o Brasil.
No discurso na vitória, Doria elogiou os adversários, disse que o partido sai fortalecido do processo e unido para a construção do melhor projeto para o Brasil. Atacou os líderes das pesquisas eleitorais para presidente: criticou os governos do PT e disse que o governo Jair Bolsonaro prometeu um sonho e entregou um pesadelo.
Entre vários pontos, Doria prometeu responsabilidade fiscal e combate à pobreza, reformas que abram a economia para investimentos estrangeiros e programas de concessões e privatizações, além de respeito à democracia.
Votação
Ainda hoje, o aplicativo no qual a votação foi realizada sofreu mais de 30 milhões de ataques, segundo informações da CNN Brasil, citando o partido e a empresa que controla a plataforma. Todas as tentativas foram do exterior, o que levou o PSDB a suspender a votação de filiados que se encontravam fora do Brasil.
Cerca de 45 mil filiados estavam aptos a votar nas prévias, porém, divididos em quatro grupos com peso unitário de 25%.
O grupo 1 corresponde a filiados do PSDB; enquanto o grupo 2 corresponde a prefeitos e vice-prefeitos; já o grupo 3 é composto por vereadores e deputados estaduais; e por fim o grupo 4 inclui governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, senadores e deputados federais.
Texto: Artur Horta
Edição: Lucia Boldrini
Imagem: Mover
Últimas
Atualizado há cerca de 6 horas
Atualizado há cerca de 6 horas
Atualizado há cerca de 7 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.