0

Nos discursos, PSDB sai unido das prévias vencidas por Doria

politica

Nos discursos, PSDB sai unido das prévias vencidas por Doria

No discurso na vitória, Doria elogiou os adversários, disse que o partido sai fortalecido e unido para a construção do melhor projeto

Nos discursos, PSDB sai unido das prévias vencidas por Doria
artur-horta

Atualizado há 9 meses

Ícone de compartilhamento

Belo Horizonte, 27 de novembro – O governador de São Paulo, João Doria, venceu as prévias do PSDB para disputar a Presidência da República pelo partido em 2022 com 53,99% dos votos válidos, derrotando os candidatos Eduardo Leite, atual governador do Rio Grande do Sul, e Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus. Os discursos dos três falaram em unidade ao fim de uma disputa muito acirrada.

Leite teve 44,66%, e Virgílio atingiu 1,35% dos votos. A votação teve início às 8h deste sábado e terminou às 17h, dentro do cronograma estipulado pelo presidente do partido, Bruno Araújo.

Virgílio, um aliado de Doria, foi o primeiro a fazer apelo pela unidade depois da prévia. O ex-prefeito ressaltou que o partido deve romper todos os laços com o bolsonarismo e preparar Leite para suceder Doria, como uma posição de liderança no partido.

Leite reconheceu que a decisão do PSDB foi democrática e soberana. Se disse tranquilo, realizado e feliz por movimentar o partido e estabelecer boa discussão interna a partir das realizações do governo gaúcho. Disse que, acima de um projeto pessoal, está o grupo, que é o partido, e acima de tudo o Brasil.

No discurso na vitória, Doria elogiou os adversários, disse que o partido sai fortalecido do processo e unido para a construção do melhor projeto para o Brasil. Atacou os líderes das pesquisas eleitorais para presidente: criticou os governos do PT e disse que o governo Jair Bolsonaro prometeu um sonho e entregou um pesadelo.

Entre vários pontos, Doria prometeu responsabilidade fiscal e combate à pobreza, reformas que abram a economia para investimentos estrangeiros e programas de concessões e privatizações, além de respeito à democracia.

Votação

Ainda hoje, o aplicativo no qual a votação foi realizada sofreu mais de 30 milhões de ataques, segundo informações da CNN Brasil, citando o partido e a empresa que controla a plataforma. Todas as tentativas foram do exterior, o que levou o PSDB a suspender a votação de filiados que se encontravam fora do Brasil.

Cerca de 45 mil filiados estavam aptos a votar nas prévias, porém, divididos em quatro grupos com peso unitário de 25%.

O grupo 1 corresponde a filiados do PSDB; enquanto o grupo 2 corresponde a prefeitos e vice-prefeitos; já o grupo 3 é composto por vereadores e deputados estaduais; e por fim o grupo 4 inclui governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, senadores e deputados federais.

Texto: Artur Horta
Edição: Lucia Boldrini
Imagem: Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.