Lira abre fogo contra reajuste de combustíveis da Petrobras
De acordo com agências, a Petrobras deve anunciar hoje reajuste de preços da gasolina e do diesel, que deve valer a partir de amanhã

Atualizado há cerca de 2 meses
São Paulo, 17 de junho – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, decidiu abrir fogo contra o reajuste de preços da gasolina e do diesel, que deve ser anunciado hoje pela Petrobras e entrar em vigor no sábado, segundo fonte ouvida pelo Valor Econômico.
“A República Federativa da Petrobras, um país independente e em declarado estado de guerra em relação ao Brasil e ao povo brasileiro, parece ter anunciado o bombardeio de um novo aumento nos combustíveis”, tuitou Lira ontem à noite.
Além disso, segundo coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, Lira telefonou também ontem à noite para o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, ameaçando dobrar a tributação sobre os lucros da estatal e promover uma reavaliação da política de preços da companhia. Coelho vem sofrendo um processo de “fritura” desde que Adolfo Sachsida assumiu o comando do Ministério de Minas e Energia.
Lira ainda ameaçou abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, para investigar a atual diretoria da Petrobras, classificando o novo reajuste de combustíveis como “falta de respeito” com o povo brasileiro, segundo a coluna
De acordo com Jardim, Lira telefonou para Coelho depois de saber que a Petrobras reajustaria seus preços hoje e pediu que a empresa recuasse da decisão. O presidente da estatal teria dito que isso não seria possível.
Ainda segundo fontes ouvidas pelo colunista do Globo, Lira tentou argumentar que o reajuste prejudica a própria imagem da Petrobras e chegou a questionar Coelho se ele não estaria trabalhando para algum concorrente da petroleira.
Também ontem, o presidente Jair Bolsonaro afirmou em transmissão ao vivo em uma rede social que um reajuste pela Petrobras é um ataque ao governo federal com interesse político.
Texto: Stéfanie Rigamonti
Colaboração: Maria Luiza Dourado
Edição: Gabriela Guedes
Imagem: Vinicius Martins / Mover
Comentários: [email protected].com.br
Últimas
Atualizado há cerca de 5 horas
Atualizado há cerca de 6 horas
Atualizado há cerca de 6 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.