Genial/Quaest: Lula segue na vantagem e venceria no 1º turno
De acordo com a mais recente pesquisa Genial/Quaest, Lula foi de 46% para 45% no primeiro turno, enquanto Bolsonaro foi de 30% para 31%

Atualizado há cerca de 1 mês
São Paulo, 6 de julho – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue à frente na corrida presidencial deste ano e venceria em primeiro turno, de acordo com a mais recente pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira.
A vantagem em relação ao atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro, no entanto, diminuiu de 16 para 14 pontos percentuais frente ao levantamento anterior, embora ainda dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
Segundo a pesquisa, Lula variou de 46% para 45% nas intenções de votos no primeiro turno, enquanto Bolsonaro foi de 30% para 31%. Ciro Gomes segue como o nome mais forte da terceira via, mas também recuou um ponto percentual, marcando 6%, seguido por André Janones, que manteve os 2%, mesma marca alcançada por Simone Tebet. Pablo Marçal marcou 1% e os demais candidatos não pontuaram.
Em cenário de segundo turno, Lula marcou 53% contra 34% de Bolsonaro. Os indecisos somaram 4% e os que declararam que votariam em branco são 9% dos eleitores.
Entre os que não são a favor de Lula nem de Bolsonaro, a sondagem avaliou uma vantagem para o presidente Bolsonaro devido às últimas medidas para conter os preços. Aliás, a economia segue sendo a principal preocupação para 44% dos eleitores brasileiros, segundo a Genial/Quaest. O levantamento mostrou que 27% dos “nem-nem” estão mais propensos a votar em Bolsonaro devido à redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS, sobre combustíveis e energia elétrica, e 26% dizem que aumenta a chance de voltar no atual presidente com o subsídio a caminhoneiros.
Na estratificação da pesquisa Genial/Quaest, Bolsonaro aparece também angariando mais votos no Nordeste, principal região para o eleitorado de Lula. Antes com 68% das intenções de votos entre os nordestinos, agora o petista tem 59%, enquanto Bolsonaro foi de 15% para 22%. De maneira geral, Lula continua em primeiro lugar em todas as regiões brasileiras.
Entre as mulheres, o candidato da esquerda também diminuiu a vantagem, de 50% para 46%; Bolsonaro, por sua vez, foi de 22% para 26% entre as eleitoras.
O índice de rejeição dos dois candidatos segue tecnicamente estável em relação ao último levantamento. O atual presidente foi de 59% para 60%, enquanto Lula foi de 41% para 40%.
A pesquisa Genial/Quaest entrevistou presencialmente 2 mil pessoas com mais de 16 anos em suas casas, entre os dias 29 de junho e 2 de julho, em 27 estados do Brasil.
Texto: Stéfanie Rigamonti
Edição: Allan Ravagnani
Imagem: Vinicius Martins / Mover
Comentários: [email protected]
Últimas
Atualizado há 17 minutos
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.