Especial: Centro não governista pode vencer Bolsonaro, diz pesquisa
Centro que não compõe base do governo e esquerda alternativa ao PT podem derrotar Bolsonaro no segundo turno das eleições, diz pesquisa

Atualizado há mais de 1 ano
Brasília, 11 de março – O centro que não compõe a base do governo e a esquerda alternativa ao PT podem derrotar o presidente Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais de 2022, desde que superem um nome do PT, como do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, conforme pesquisa Atlas divulgada hoje.
Mandetta, Ciro, Lula e Haddad venceriam Bolsonaro no segundo turno
O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, venceria Bolsonaro na disputa final por dez pontos, na maior vantagem registrada, por 46,60% a 36,90%. Já o candidato derrotado em 2018, Ciro Gomes, venceria o presidente por 44,70% a 37,50%. Porém, o vitorioso nos cenários do levantamento seria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que derrotaria Bolsonaro por 44,90% ante 38,80%.
Haddad também venceria Bolsonaro no segundo turno, mas dentro da margem de erro, por 43,00% a 39,40%, o que sugere que o PT, de modo geral, tem condições, pelo menos neste levantamento, de ganhar do presidente.
Moro e Doria seriam derrotados pelo presidente, diz pesquisa
Possíveis postulantes como o ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro, e o governador paulista João Doria, seriam vencidos pelo atual chefe do Executivo no segundo turno. Todos os nomes do centro não governista e Gomes ficariam atrás dos presidenciáveis do PT nas simulações de primeiro turno, com Bolsonaro em primeiro lugar.
O Atlas coletou opiniões de 3.721 pessoas por meio de um sistema online de apuração. A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 10 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Kariny Leal e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover
Leia também
INPC acelera em fevereiro com alta de produtos não alimentícios
Inflação de fevereiro supera consenso por combustíveis; DIs de curto prazo sobem
Otimismo no mercado exterior continua; no radar, inflação, PEC, auxílio emergencial
Últimas
Atualizado há 29 minutos
Atualizado há cerca de 13 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.