Entrevista exclusiva: Mercado absorve auxílio nas regras do jogo, diz Tingas, da Acrefi
Auxílio é quase unanimidade, e se for feito de forma transparente, não afeta expectativa do mercado significativamente, diz Tinga, da Acrefi

Atualizado há mais de 1 ano
Brasília, 11 de fevereiro – A reintrodução de um auxílio emergencial já é dada como certa na capital federal, faltando apenas decidir como isso será feito. Cortes amargos e gastos em plena pandemia não parecem ser o caminho mais simples para os políticos seguirem, segundo o analista do TC, Leopoldo Vieira. Mas, é uma opção na mesa sem furar o Teto.
Uma outra é que sejam usados os créditos extraordinários, que não contam na regra, porém pressionam o déficit e a dívida. Sobre esses temas, Nicola Tingas, economista-chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento, Acrefi, falou em entrevista exclusiva com Leopoldo Vieira. Confira:
TC Mover – O que o senhor acha da possibilidade da reintrodução de um auxílio emergencial ser financiada por créditos extraordinários tendo em vista os desafios fiscais?
Nicola Tingas – Eu acho que o mercado absorve. O auxílio é quase que uma unanimidade e se ele for feito de uma forma transparente, dentro das regras do jogo, não afeta a expectativa do mercado de forma significativa. O mercado quer sentir como vai ser a qualidade da condução da agenda fiscal, o que é muito mais importante do que medidas de curto prazo.
TC Mover – Mas como fica a sustentabilidade da dívida?
Tingas – Não há uma solução de curto prazo para a dívida pública. O que é mais importante é saber como ela vai ser tratada daqui para frente. E isso vai ser indicado através da gestão fiscal do Orçamento de 2021. Fatores importantes nessa direção serão definir que tipo de Orçamento vamos ter e se haverá uma reforma Tributária e Administrativa.
Texto: Leopoldo Vieira
Edição: João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins/TC Mover
Leia também
Suzano (SUZB3) prevê choque em demanda por celulose com restrições à oferta
Setor de serviços apresenta estabilidade em dezembro
Vieira: Projetos pró-auxílio indicam que agenda social veio para ficar
Últimas
Atualizado há cerca de 4 horas
Atualizado há cerca de 4 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.