Powell turbina bolsas; no radar, desemprego EUA, vacinas, Copom, reformas: Espresso
Bolsas americanas bateram recordes após Fed melhorar perspectivas para a economia dos EUA e Powell afastar temor sobre redução de incentivos

Por
Atualizado há mais de 1 ano
São Paulo, 17 de março – As bolsas americanas ganharam força e bateram novos recordes hoje após o Federal Reserve melhorar as perspectivas para a economia dos Estados Unidos e seu presidente, Jerome Powell, afastar o temor de uma redução antecipada dos incentivos do banco central americano para os mercados.
Powell não vê necessidade de mudar política atual
As declarações de Powell, afirmando que não vê necessidade de mudar a política atual, de juro perto de zero pelos próximos dois anos e forte programa de recompra de títulos, mesmo com a inflação acima da meta, soou como música para os ouvidos dos investidores, que voltaram a comprar ações e levaram o Dow Jones Industrials a superar os 33 mil pontos pela primeira vez e bater recordes, intradiário e de fechamento, juntamente com o S&P500.
Copom aumenta taxa Selic para 2,75% ao ano
O Copom surpreendeu os mais pessimistas com um aumento do juro básico de 0,75 ponto percentual, elevando a Selic para 2,75%, indicando ainda outro aumento na mesma magnitude na próxima reunião. A decisão teve por base a expectativa de alta da inflação e dos juros nos países desenvolvidos, o que prejudica os países emergentes.
O Copom também citou a alta das commodities, da inflação subjacente, e a retomada da economia, que permitiria a redução dos estímulos monetários. E deixou claro que a alta mais rápida dos juros visa garantir o cumprimento da meta de inflação deste ano.
Mais Estados devem aderir a restrições de circulação
Amanhã as expectativas estarão em torno do forte ajuste dos mercados à decisão do Copom. Também estarão no radar os números da pandemia no Brasil e na Europa, e a disputa por vacinas. Novos Estados devem decretar restrições de circulação para tentar controlar a pandemia.
O presidente Jair Bolsonaro deve ir ao Congresso entregar a Medida Provisória do auxílio emergencial. A Câmara pode iniciar a discussão da reforma tributária. É preciso ficar atento também à transmissão semanal do presidente.
Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover
Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.
Leia também
BB (BBAS3) diz que está pronto para entrar no mercado de dívida sustentável
Yields estabilizam com promessas dóceis de Powell sobre juros
Câmara mantém vetos ao Marco do Saneamento
Últimas
Atualizado há cerca de 4 horas
Atualizado há cerca de 7 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.