0

Musk e Bolsonaro, Reforma do IR, 5G: Mais Lidas

mercados

Musk e Bolsonaro, Reforma do IR, 5G: Mais Lidas

O inesperado encontro entre o presidente Bolsonaro e o bilionário Elon Musk no Brasil foi um dos assuntos mais lidos da semana; leia mais

Musk e Bolsonaro, Reforma do IR, 5G: Mais Lidas
stefanie-rigamonti

Atualizado há cerca de 1 mês

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 20 de maio – No último dia útil desta semana, um evento inesperado, de grande relevância para a política e o mercado brasileiros, chamou a atenção dos leitores e ficou entre os mais lidos no portal da Mover: o encontro entre o bilionário dono da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, e o presidente Jair Bolsonaro.

Ainda no campo da política, os investidores ficaram atentos nesta semana às negociações em torno da proposta de reforma do Imposto de Renda, que pretende taxar juros e dividendos. O Scoop by Mover obteve com exclusividade a informação de que o projeto só será apresentado após a Câmara dos Deputados garantir que as modificações promovidas pelo Senado sejam acatadas.

E na semana do Dia Mundial das Telecomunicações, o portal da Mover publicou reportagem especial trazendo um panorama de como estão os investimentos no setor, após o leilão do 5G no fim do ano passado, que vendeu 85% das faixas de radiofrequências disponibilizadas no Brasil. O assunto também atraiu a atenção dos internautas.

Confira com detalhes as notícias mais lidas da semana!

Musk e Bolsonaro

Mantido em sigilo até a data do evento, o encontro entre o presidente Bolsonaro e o homem mais rico do mundo, Elon Musk, na última sexta-feira, 20, no interior de São Paulo, foi um dos assuntos mais importantes desta semana. Conforme adiantado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, que organizou o evento, o tema do encontro foi conectividade e proteção da Amazônia.

Musk, por sua vez, deu mais detalhes em sua conta no Twitter, dizendo que vai lançar no Brasil o Starlink, projeto de satélites da SpaceX, para conectar 19 mil escolas em zonas rurais e para o monitoramento ambiental na Amazônia.

O evento que marcou o encontro entre Bolsonaro e Musk contou com participações de importantes nomes do mercado, como André Esteves, do BTG Pactual, Rubens Ometto, presidente do Conselho de Administração da Cosan, além dos presidentes da Oi, TIM Brasil e Claro.

Durante seu discurso, Bolsonaro chamou Musk de “mito da liberdade” e afirmou que a compra do Twitter pelo empresário foi um “sopro de esperança”. Com relação à questão da Amazônia, o presidente da República disse que tem a pretensão de tornar a região “conhecida por todos no Brasil e no mundo” por meio do bilionário.

Queremos “mostrar a exuberância dessa região, como ela é preservada por nós e quanto malefício causam para nós aqueles que difundem mentiras sobre essa região”, declarou Bolsonaro.

Musk, por seu lado, se limitou a falar de seu negócio, discursou sobre o avanço rápido da tecnologia e disse que possivelmente o mundo está vivendo seu “momento mais interessante da história”.

Reforma do Imposto de Renda

A proposta que pretende taxar juros e dividendos por meio da Reforma do Imposto de Renda só será apresentada após a Câmara dos Deputados garantir que as modificações promovidas pelo Senado sejam acatadas, disse o relator do projeto ao Scoop by Mover na última quarta-feira, 18.

“Por enquanto, continua tudo como antes. Só faço relatório com acordo para a Câmara acatar as alterações, já que ela é a Casa terminativa. Aí vamos começar. Mas, como política é dinâmica, isso pode ocorrer nas próximas semanas”, afirmou o senador Angelo Coronel em entrevista.

O relatório do Projeto de Lei 4452 de 2021 precisa passar pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para então ir ao plenário. Caso o Senado altere o texto vindo da Câmara, como indicado por Coronel, a Casa comandada por Arthur Lira poderá ratificar as mudanças ou rejeitá-las. É a segunda opção que Coronel deseja evitar.

Coronel ressaltou que as alterações que deve promover envolvem as propostas apresentadas pelo mercado. “O ponto chave é que tudo que for aprovado será válido a partir da promulgação. Meu parecer não vai contemplar nada retroativo”, destacou. Leia a reportagem completa aqui.

O Scoop by Mover revelou na semana passada que o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a negociar com Lira e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a aprovação da reforma do IR. A alíquota da tributação sobre dividendos seria de 10% — atualmente, ela é zero. Já a taxa incidente sobre o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica sobre os lucros passaria a ser entre 30% e 32%.

Tecnologia 5G e o setor das telecomunicações

O leilão do 5G no Brasil completou seis meses em maio, mesmo mês em que se celebra o Dia Mundial das Telecomunicações, instituído pela Organização das Nações Unidas para destacar a importância da inovação tecnológica.

Após 85% das faixas de radiofrequências disponibilizadas no Brasil serem vendidas no leilão e com uma arrecadação total de R$47,2 bilhões no ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações, a atenção agora recai para a implantação da tecnologia em todo o país.

Até o terceiro trimestre do ano passado, ou seja, antes do leilão do 5G, foram investidos R$25,5 bilhões pelo setor de telecomunicações no país, um avanço de 4,8% frente a um ano antes, de acordo com dados da Conexis Brasil Digital, associação que reúne empresas de telecomunicações e de conectividade.

A entidade ainda não possui os dados referentes ao quarto trimestre do ano passado e de 2022, mas o comum é pensar que, com a chegada e a difusão da nova tecnologia no Brasil, haverá uma disparada no valor investido pelo setor. Mas o presidente-executivo da Conexis Brasil, Marcos Ferrari, discorda.

“Vai haver um ‘boom’ de investimento? Não necessariamente, porque uma tecnologia substitui a outra”, disse. “Como o 5G é uma plataforma de aplicações principalmente industriais, produtivas, ele vai alavancar investimento de outros setores. Todo o investimento feito pelas empresas de telecomunicações vai alavancar investimentos de outros setores que vão adotar a tecnologia”, completou o especialista.

Confira a reportagem na íntegra aqui.

Texto: Stéfanie Rigamonti, Simone Kafruni, Machado da Costa e Patrícia Villas Boas
Edição: Renato Carvalho
Imagem: Vinicius Martins / Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.