Mercados mostram apetite; inflação americana, IGP-M, crise hídrica no radar: Espresso
Os mercados futuros de Nova Iorque avançam com apetite por risco na última sessão de maio em dia de ajuste de carteiras. Confira no Espresso

Por
Atualizado há cerca de 1 ano
São Paulo, 28 de maio – Os mercados futuros de Nova Iorque avançam com apetite por risco na última sessão de maio. Todo mundo ajusta carteiras querendo sair bem na fotografia do mês. O bom humor vai ser testado com o dado mais importante da semana: a inflação de abril do PCE, que é a medida de preços favorita do Federal Reserve, o banco central americano.
Inflação americana pode mexer com os mercados
A expectativa de inflação americana é de avanço ante março, com núcleo acima da meta. Mas um salto além do consenso pode acelerar o debate sobre a redução das compras mensais de ativos que estimulam a economia. Às 11h00 sai a leitura final da confiança do consumidor em maio pela Universidade de Michigan, que na anterior já veio abatida pela pressão inflacionária sobre o poder de compra.
Ontem, nova queda dos pedidos de seguro-desemprego à mínima da pandemia animou os mercados. Os papéis que se beneficiam da retomada da economia. Já a segunda leitura do PIB do primeiro trimestre não mostrou expansão maior, e as encomendas à indústria em abril surpreenderam com queda.
Com crise hídrica ganhando força, Aneel anuncia bandeira tarifária de junho
A inflação também abre o dia na agenda brasileira. O Índice Geral de Preços, IGP-M, de maio disparou para 4,10%, ante os 1,51% registrados em abril. O agravamento da crise hídrica que afeta o setor elétrico também aparece com força no radar. A Aneel divulga hoje a bandeira tarifária de junho. Além disso, o governo deve emitir hoje alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro em cinco Estados brasileiros, entre eles São Paulo, onde se concentram parte da produção agropecuária e grandes hidrelétricas.
Além da crise hídrica, segue a preocupação com recrudescimento da pandemia, com novo componente político. O presidente Jair Bolsonaro ingressou no Supremo Tribunal Federal, STF, com ação questionando restrições anticovid dos governos de Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte. O presidente da República continua hoje cedo sua agenda de inaugurações no Amazonas, e depois retorna a Brasília. Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, participa de videoconferências fechadas, assim como o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.
Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Carlos Matos / TC Mover
Leia também
Calendário Econômico: Inflação, inadimplência, crédito
Receita Federal registra mais de 26 milhões de declarações de imposto de renda
Bitcoin é mais verde do que a maioria dos países do globo, dizem estudos
Últimas
Atualizado há cerca de 6 horas
Atualizado há cerca de 10 horas
Atualizado há cerca de 10 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.