0

LGBTQIA+: 2 em cada 3 empresas têm área dedicada à diversidade, mostra estudo

mercados

LGBTQIA+: 2 em cada 3 empresas têm área dedicada à diversidade, mostra estudo

Outra pesquisa mostrou que 74% dos trabalhadores LGBTQIA+ priorizam um ambiente inclusivo no trabalho, e 54% querem representatividade

LGBTQIA+: 2 em cada 3 empresas têm área dedicada à diversidade, mostra estudo
patricia-vilasboas

Atualizado há cerca de 2 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 28 de junho – Duas em cada três empresas no Brasil possuem uma área ou um profissional responsável para tratar questões de diversidade e inclusão de pessoas como a população LGBTQIA+, mostrou uma pesquisa feita pela consultoria Mais Diversidade.

O levantamento, que consultou 293 companhias, apontou que 63% das empresas que afirmaram ter um setor próprio para o tema possuem um gerente, ou um profissional com cargo superior, como responsável.

“Quando o assunto começou a ser discutido no Brasil, ainda havia uma necessidade muito grande de provar o seu valor. Atualmente, as empresas que estão à frente da discussão focam mais na mudança e no estabelecimento de ações práticas”, disse a sócia da consultoria Mais Diversidade Amanda Aragão.

Esse avanço corresponde com os anseios dos trabalhadores LGBTQIA+ no Brasil. Segundo uma pesquisa feita pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, 74% dessas pessoas querem um ambiente inclusivo no trabalho em primeiro lugar.

Para 54%, o mais importante é ter representatividade, com pessoas LGBTQIA+ ocupando cargos de liderança. Oportunidades de desenvolvimento de carreira vem em terceiro lugar, com 45%.

Especificamente para a população trans, o desenvolvimento de carreira vem em segundo lugar na pesquisa, enquanto, em terceiro, está a representatividade, com 58% e 37%, respectivamente.

Segundo Aragão, para uma empresa ser mais inclusiva, é necessário que ela seja capaz de reconhecer as diferenças e valorizá-las, como um ativo organizacional.

“Uma empresa inclusiva é um lugar em que as pessoas se sentem confortáveis e seguras em serem elas mesmas, e onde há oportunidades para todas as pessoas”, acrescentou a especialista.

De acordo com Maite Schneider, cofundadora da TransEmpregos e consultora de Inclusão e Diversidade, é possível visualizar um amadurecimento das empresas no entendimento da importância do tema, mas ainda faltam investimentos voltados para o assunto dentro das companhias.

“A grande maioria das empresas no nosso país ainda vive fazendo diversidade e inclusão de maneira voluntária”, disse Schneider. “É preciso não só apoio da média e alta gestão, mas principalmente que haja um pensamento concreto, um orçamento direcionado para que seja possível acelerar os processos de ações afirmativas e a preparação de métricas e de metas a serem seguidas no curto, médio e longo prazo”, completou.

Governança

De acordo com Aragão, a governança é pilar central nessa discussão, uma vez que, se por um lado é importante que haja uma área referência e especializada nas companhias, por outro lado, programas de diversidade e inclusão não devem ser limitados a uma única área, mas deve haver uma sinergia entre vários setores distintos.

Um estudo intitulado “Diversity Matters Latin America”, da consultoria McKinsey, mostrou que, em empresas latino-americanas mais inclusivas e diversas, há uma percepção maior entre os funcionários de difusão da cultura de trabalho em equipe, de um ambiente de confiança e diálogo aberto e de promoção da inovação.

O mesmo estudo também indicou que, para 55% dos trabalhadores, empresas que são mais inclusivas têm probabilidade de performance financeira superior em relação a seus pares, enquanto 28,6% dos entrevistados pensam o contrário.

Para Aragão, a questão da inclusão e diversidade deve extrapolar o ambiente interno e envolver todo o entorno das companhias, desde fornecedores até clientes e públicos estratégicos, os chamados “stakeholders”.

Texto: Patrícia Vilas Boas
Edição: Stéfanie Rigamonti e Allan Ravagnani
Imagem: Vinicius Martins / Mover
Comentários: [email protected]

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.