0

Ibovespa tem alta tímida, mas fecha terceira semana seguida no positivo

mercados

Ibovespa tem alta tímida, mas fecha terceira semana seguida no positivo

O Ibovespa avançou 0,05% nesta sexta, perto da estabilidade, apesar das fortes altas nas bolsas americanas com dados de inflação nos EUA

Ibovespa tem alta tímida, mas fecha terceira semana seguida no positivo
clara-castro

Atualizado há cerca de 1 mês

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 27 de maio – O Ibovespa fechou próximo da estabilidade nesta sexta-feira, apesar dos ganhos expressivos das bolsas americanas, com o avanço da Vale contrastando com a pressão na Petrobras, mas ainda garantiu sua terceira semana consecutiva de alta.

O índice de referência da bolsa de Valores de São Paulo subiu 0,05%, a 111.941 pontos, após uma sessão volátil, com as ordinárias da Vale (VALE3) adicionando o maior número de pontos, com alta de 1,74%, enquanto as ações da Petrobras pressionavam na outra ponta, com queda de 4,76%. Na semana, o Ibovespa avançou 3,18%.

A mineradora foi beneficiada pela alta do minério de ferro na China, que saltou 4,41% na sessão regular da bolsa de Dalian, fechando a 863,5 iuanes por tonelada, aproximadamente US$128. No pós-mercado, os futuros da commodity ganharam mais 3,04%, atingindo 880 iuanes – cerca de US$130,7 – por tonelada.

Na visão percentual, o destaque foi dos papéis ordinários da BRF (BRFS3), que lideraram os ganhos a 4,82%, após notícia de que a companhia busca uma reestruturação organizacional e redução profunda de custos.

No entanto, o desempenho do índice brasileiro ficou aquém das fortes altas vistas nos principais índices acionários americanos, que quebraram a maior sequência de quedas semanais em 22 anos, após o dado de inflação preferido do Federal Reserve confirmar as expectativas de desaceleração em abril.

Divulgado pela manhã, o Núcleo do Deflator do Consumo Pessoal mostrou que a inflação de doze meses nos Estados Unidos ficou em 4,90%, enquanto o índice amplo, que considera itens voláteis como combustíveis e alimentos, subiu 6,30%, abaixo do consenso de 6,60%.

Com isso, os índices S&P500, Nasdaq 100 e Dow Jones fecharam em altas de 2,47%, 3,30% e 1,76%, respectivamente, com o primeiro registrando a melhor semana do ano, com saldo de 6,58%.

Segundo operadores, a pressão no Ibovespa, protagonizada pelas ações ordinárias (PETR3) e preferenciais (PETR4) da Petrobras, que recuaram 4,17% e 4,76%, respectivamente, refletia a melhora do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas últimas pesquisas eleitorais. Ontem, o Datafolha divulgou levantamento que apontou para possível vitória de Lula em primeiro turno.

Maiores variações no Ibovespa hoje

Texto: Clara Guimarães
Edição: Allan Ravagnani
Arte: Vinícius Martins/ Mover

Nesta matéria

VALE3

VALE S.A.

75,15

-1,46

-1,90%

Relacionadas

PETR3

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

31,11

0,57

+1,86%

PETR4

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

28,59

0,60

+2,14%

BRFS3

BRF S.A.

14,28

0,69

+5,07%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.