0

Ibovespa recua, refletindo piora na atividade dos EUA e Europa

mercados

Ibovespa recua, refletindo piora na atividade dos EUA e Europa

Os papéis da Vale exercem a maior pressão sobre o Ibovespa, após siderúrgicas chinesas anunciarem o desligamento de dezenas de altos fornos

Ibovespa recua, refletindo piora na atividade dos EUA e Europa
gabriel-brondi

Atualizado há cerca de 1 mês

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 1 de julho – O Ibovespa segue em queda na tarde desta sexta-feira, refletindo a piora no humor dos mercados diante de fracos dados de atividade na Europa e nos Estados Unidos.

Por volta das 13h35, o índice de referência da B3 recuava 0,33%, aos 98.219 pontos, com as ações ordinárias da Vale (VALE3) retirando o maior número de pontos, em queda de 2,86%, após siderúrgicas chinesas anunciarem o desligamento de dezenas de altos fornos por conta da fraca demanda por minério de ferro, o que intensificou preocupações por uma desaceleração global.

No exterior, os índices S&P500, Dow Jones e Nasdaq 100 chegaram a operar em leve alta, após a divulgação do Índice de Gerentes de Compras Industrial nos EUA medido pela S&P Global. Apesar de atingir o menor nível em quase dois anos e mostrar queda em relação a maio, o índice de junho alcançou 52,7 pontos, acima do consenso, que esperava 52,0 pontos.

Mas a melhora no humor das bolsas americanas não durou muito depois que o PMI medido pelo Instituto para Gestão da Oferta de Chicago caiu de 56,1 pontos em maio para 53,0 em junho, enquanto o mercado previa 54,3 pontos. Perto das 11h35, todos os índices americanos operavam em leve queda de até 0,30%.

Nesta manhã, o PMI da Zona do Euro de junho também apresentou recuo e atingiu 52,1 pontos, o menor patamar em 22 anos. Especialistas consultados pela Mover apontaram que os dados fracos intensificam o medo dos investidores e aumentam a pressão sobre o Banco Central Europeu, que já anunciou o início de seu aperto monetário no segundo semestre.

No Brasil, o Senado aprovou ontem à noite a emenda constitucional que institui estado de emergência no país, permitindo que o presidente Jair Bolsonaro fure o Teto de Gastos faltando pouco mais de três meses para as eleições.

A proposta, conhecida como “PEC Kamikaze”, irá custar R$41,3 bilhões aos cofres públicos e deve ser votada na Câmara dos Deputados na quarta-feira. Durante a votação, senadores retiraram do texto o trecho do projeto que tornava o estado de emergência ilimitado.

Sobe e desce do Ibovespa

Perto do mesmo horário, as ações ordinárias da Fleury (FLRY3) figuravam entre as maiores quedas percentuais no Ibovespa, em baixa de 4,05%, após o rally de ontem, com a notícia de fusão da rede de laboratórios paulista e a mineira Hermes Pardini. As units da SulAmérica (SULA11) puxavam a fila das quedas, em baixa de 4,34%.

Na ponta oposta do Ibovespa, as ordinárias da MRV (MRVE3) lideravam as altas percentuais, subindo 6,02%. Destaque também para as ordinárias de frigoríficos como a Minerva (BEEF3) e a Marfrig (MRFG3), que avançavam 3,32% e 3,30%, respectivamente.

Operadores de mercado explicaram que os papéis de exportadoras devem ser os grandes beneficiados pela valorização de 1,10% nos contratos de dólar futuro nesta sessão.

Texto: Gabriel Brondi
Edição: Gabriela Guedes e Stéfanie Rigamonti
Imagem: Vinicius Martins / Mover
Comentários: [email protected]

Nesta matéria

VALE3

VALE S.A.

68,58

0,58

+0,85%

Relacionadas

MRVE3

MRV ENGENHARIA E PARTICIP...

11,17

-0,22

-1,93%

FLRY3

FLEURY S.A.

15,60

0,19

+1,23%

SULA11

SUL AMERICA S.A.

26,18

1,59

+6,46%

MRFG3

MARFRIG GLOBAL FOODS S.A.

13,21

-0,21

-1,56%

BEEF3

MINERVA S.A.

13,56

0,51

+3,90%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.