0

Ibovespa futuro sobe e dólar cai em movimento de recuperação: Espresso

mercados

Ibovespa futuro sobe e dólar cai em movimento de recuperação: Espresso

Após forte queda na véspera, com falas duras do presidente do banco central americano, Ibovespa futuro avança, em movimento de recuperação

Ibovespa futuro sobe e dólar cai em movimento de recuperação: Espresso
tcuser

Atualizado há 8 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 1 de dezembro – O mercado de câmbio iniciou a sessão apontando para uma queda em um movimento de recuperação após a sessão de ontem, mas investidores seguem de olho na agenda de indicadores com dados econômicos importantes nos Estados Unidos, além dos discursos do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e da secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen. Com isso, o dólar futuro operava com recuo de 0,31%, a R$ 5,640, enquanto o Ibovespa futuro apresentava alta de 0,89%, aos 103.465 pontos.

No mercado de juro, os contratos apontam para uma queda das taxas, com recuo de até 8 pontos-base.

Mercado global

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico reduziu as projeções para o Produto Interno Bruto da Zona do Euro, Estados Unidos, China e Brasil. A OCDE aponta a desigualdade no acesso às vacinas e os problemas na cadeia de suprimentos como gatilhos para a perda do ímpeto da retomada econômica.

Mas a inflação, segundo a OCDE, chegou ao pico e deve arrefecer em 2022 e 2023.

Inflação

A inflação ao produtor, que mede os preços na porta da fábrica, atingiu 2,16% em outubro, de acordo com o IBGE. Com isso, o índice acumula alta de 26,57% em 2021, o maior patamar para outubro desde o início da série histórica em 2014. Segundo o instituto, a elevação de preços é reflexo da alta do petróleo no mercado internacional.

Política

Após ser aprovada na CCJ do Senado, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, adiou para hoje a análise da PEC dos Precatórios em plenário. O Scoop by Mover apurou que lideranças do governo contavam entre 52 e 55 votos para votar o texto, de 49 necessários. Segundo o Valor, as mudanças no texto não foram bem vistas pela equipe econômica, mas a leitura foi de apoiar o avanço da PEC para diminuir a incerteza dos mercados.

Também está prevista para hoje a sabatina de André Mendonça na CCJ do Senado para a vaga no STF. Leia mais no Panorama Político.

Texto: Mover
Edição: Stéfanie Rigamonti
Imagem: Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.