Ibovespa fecha em queda de olho em risco fiscal e recessão
O Ibovespa caiu 1,45%, a 98.080 pontos, pressionado por ações de empresas ligadas às commodities, em meio ao temor por uma recessão global

Atualizado há 2 dias
São Paulo, 23 de junho – O Ibovespa fechou em queda nesta quinta-feira, pressionado por ações de empresas ligadas às commodities, em meio ao temor por uma recessão global e com o aumento da percepção de riscos fiscais no Brasil.
O índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo caiu 1,45%, a 98.080 pontos, com as ações ordinárias da Vale (VALE3) retirando o maior número de pontos do Ibovespa, em queda de 3,65%, conforme as preocupações com uma depressão global continuam atrapalhando o desempenho de empresas ligadas às commodities.
O petróleo Brent se encaminha para fechar a segunda semana consecutiva em queda, de mais de 2%, o que não acontecia desde abril. Já o índice amplo de commodities dos Estados Unidos, USCI, registra sua maior perda em um ano. O índice de Materiais Básicos da B3 cedeu 2,61% hoje.
Durante a tarde, as declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, colaboraram para piorar o humor dos investidores. Em testemunho na Câmara dos Representantes dos EUA, Powell disse que a autoridade monetária subestimou a inflação em 2021, mas firmou compromisso de trazer um controle para o aumento de preços, mesmo que isso possa custar uma recessão ao país.
Mesmo assim, os principais índices acionários americanos conseguiram fechar positivos, com a queda no retorno dos títulos do Tesouro americano impulsionando empresas ligadas aos setores de tecnologia e de construção civil. O S&P500, o Nasdaq 100 e o Dow Jones avançaram 0,95%, 1,47% e 0,64%, respectivamente.
No Brasil, o líder do governo no Senado, Carlos Portinho, defendeu hoje a criação de uma exceção na Lei do Teto de Gastos para garantir o aumento dos programas de auxílio do governo, em meio ao momento emergencial. Segundo ele, o governo considera elevar o Auxílio Brasil para R$600 até o fim deste ano e fornecer ajuda mensal de R$1 mil a caminhoneiros autônomos.
Mesmo com o aumento da percepção de risco fiscal interno, as taxas dos contratos futuros de juros seguiram o exterior e fecharam em queda de até dez pontos-base, o que ajudou as ações mais sensíveis aos juros.
Os papéis ordinários da Locaweb (LWSA3) e da BRF (BRFS3) lideraram os ganhos no Ibovespa a 9,01% e 7,80%, respectivamente. O índice de consumo da B3, ICON, fechou em alta de 0,89%.
Texto: Clara Guimarães
Edição: Gabriela Guedes
Imagem: Vinicius Martins / Mover
Comentários: [email protected]
Nesta matéria
VALE3
VALE S.A.
74,62
2,02
+2,78%
Relacionadas
BRFS3
BRF S.A.
14,54
0,45
+3,19%
LWSA3
LOCAWEB SERVI�OS DE INTER...
6,13
0,08
+1,32%
Powered by
Análise de Investimentos
Últimas
Atualizado há cerca de 5 horas
Atualizado há cerca de 19 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.