0

Ibovespa fecha em leve queda com exterior e commodities

mercados

Ibovespa fecha em leve queda com exterior e commodities

O Ibovespa recuou 0,16%, em linha com o exterior, com perspectivas sobre recessão econômica global e após falas do presidente do Fed

Ibovespa fecha em leve queda com exterior e commodities
clara-castro

Atualizado há 15 dias

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 22 de junho – O Ibovespa fechou em leve queda nesta quarta-feira, seguindo as bolsas americanas e a desvalorização de ações ligadas às commodities, com investidores avaliando a perspectiva de maiores taxas de juros e de recessão econômica global, e após falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, ao Senado americano.

O índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo caiu 0,16%, a 99.522 pontos, revertendo os ganhos do início da tarde, em linha com as bolsas americanas. O Dow Jones, o S&P500 e o Nasdaq 100 também encerraram em quedas de 0,15%, 0,13% e 0,16%, respectivamente.

Os mercados iniciaram o dia demonstrando piora no sentimento econômico, porém, passaram a se acalmar após Powell se mostrar menos propenso a acelerar o ritmo de alta de juros para conter a inflação. Em sabatina no Senado americano, o presidente do Fed disse que o controle da alta de preços nos EUA também depende de fatores externos, como a resolução da guerra na Ucrânia e a normalização das cadeias de suprimentos. Powell reiterou que o banco central está comprometido a levar a inflação para a meta de longo prazo em 2,00%.

As preocupações com a persistência inflacionária e a possibilidade de uma recessão global ainda preocupam investidores e seguram a alta dos índices. Economistas do Citigroup estimaram que as chances de uma depressão econômica global estão em cerca de 50%, diante de choques de oferta que não devem deixar a inflação cair.

Os sinais dos temores de uma crise econômica foram notados na desvalorização das commodities energéticas, minerais e metálicas. O índice de materiais básicos da B3, IMAT, recuou 2,21%, com as ordinárias da Vale (VALE3) em queda de 0,86%, refletindo a desvalorização de 5,57% do minério de ferro na China nesta madrugada.

Já o índice imobiliário, IMOB, foi destaque positivo e liderou os ganhos durante todo o pregão, fechando em alta de 1,30%, em meio à queda de até 15,5 pontos-base nos contratos de juros futuros.

Em percentual, a maior queda foi da ação ordinária da IRB Brasil (IRBR3), de 10,60%, após a companhia divulgar prejuízo de R$92,7 milhões em abril, enquanto a da Méliuz (CASH3) liderou os ganhos a 7,69%. Segundo o sócio da Quantzed, Leandro Petrokas, a alta da empresa de cupons de descontos ocorreu devido a um movimento técnico de ajuste.

Maiores variações no Ibovespa hoje

Texto: Clara Guimarães
Edição: Gabriela Guedes
Arte: Vinícius Martins/ Mover
Comentários: [email protected]

Nesta matéria

VALE3

VALE S.A.

75,00

0,70

+0,94%

Relacionadas

CASH3

M�LIUZ S.A.

1,23

0,05

+4,23%

IRBR3

IRB - BRASIL RESSEGUROS S...

2,14

0,04

+1,90%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.