0

Ibovespa acelera queda com exterior e Powell; precatórios no radar

mercados

Ibovespa acelera queda com exterior e Powell; precatórios no radar

O Ibovespa está a caminho de fechar o seu quinto mês consecutivo de queda, depois de Powell afirmar que discutirá acelerar ritmo de tapering

Ibovespa acelera queda com exterior e Powell; precatórios no radar
gabriel-brondi

Atualizado há 8 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 30 de novembro –  O Ibovespa acelerou queda no início da tarde desta terça-feira, em linha com as bolsas no exterior, com investidores reagindo à sabatina do dirigente do banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell, no Senado americano e aguardando a votação no Brasil da PEC dos Precatórios na CCJ do Senado.

Perto das 13h25, o índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo recuava 1,59%, cotado a 101.176 pontos, após atingir a mínima de 100.834 pontos no dia. Com isso, o Ibovespa está próximo de fechar o seu quinto mês consecutivo de queda, acumulando uma perda de aproximadamente 20% no período.

O destaque negativo era das ações ordinárias da B3 (B3SA3), que recuavam 3,04%, retirando aproximadamente 120 pontos do Ibovespa. Papéis do setor aéreo e de turismo seguiam sendo os mais afetados, com CVC (CVCB3) e Azul (AZUL4) em queda de 5,57% e 4,21%, respectivamente.

Em dia de formação da Ptax para o próximo mês, taxa que representa a taxa de câmbio, o dólar futuro apresentou forte volatilidade na manhã de hoje, já os contratos futuros de juros operavam em queda na sua maioria, com a agenda cheia do dia e atualizações sobre a nova variante do coronavírus, ômicron.

No exterior, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e a secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, são sabatinados no Senado dos Estados Unidos.

Há pouco, Powell afirmou que discutirá acelerar ritmo de retirada de estímulos na economia dos EUA na próxima reunião do banco central americano e que a economia do país não deve voltar ao normal rapidamente. Logo após, o índice S&P500 registrava perda de 1,40%, o Dow Jones caía 1,46% e o Nasdaq 100 recuava 1,37%, em resposta às declarações do presidente do Fed.

No cenário local, o senador Davi Alcolumbre garantiu, na manhã desta terça-feira, que a votação da PEC dos Precatórios na Comissão de Constituição e Justiça do Senado vai acontecer hoje.

Texto: Gabriel Brondi
Edição: Karine Sena e Stéfanie Rigamonti
Imagem: Vinicius Martins / Mover

Nesta matéria

B3SA3

B3 S.A. - BRASIL, BOLSA, ...

11,90

0,74

+6,63%

Relacionadas

CVCB3

CVC BRASIL OPERADORA E AG...

7,96

0,67

+9,19%

AZUL4

AZUL S.A.

13,44

1,28

+10,52%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.