Ações recomendadas: carteiras preferem mineração, siderurgia e petróleo em dezembro, fugindo de incertezas
Vale lidera ações recomendadas de dezembro, com cenário de inflação e alta nos juros, além da perspectiva de recuperação do minério de ferro

Atualizado há 8 meses
São Paulo, 1 de dezembro — Ações de empresas de mineração, siderurgia e petróleo são os setores nos quais investidores devem experimentar os melhores ganhos no mês de dezembro, apontou um levantamento da Mover que analisou as carteiras recomendadas por 19 corretoras e bancos de investimentos, em um cenário no qual inflação e alta de juros no Brasil e em grandes economias globais podem trazer mais incertezas para outros setores, como o varejo.
A perspectiva de recuperação do minério de ferro após o forte choque vivido pela economia chinesa na segunda metade do ano levou o papel ordinária da Vale (VALE3) de volta ao topo das preferências, com 11 citações entre os 19 relatórios analisados. As ações da mineradora estariam atualmente muito descontados, segundo os relatórios, após acumularem perdas de 30% desde uma máxima histórica atingida em maio deste ano.
“Continuamos otimistas com as ações de Mineração e Siderurgia, e a Vale reflete atualmente um cenário de preço muito pessimista”, avaliou a Ágora/Bradesco BBI, que vê o nível atual da Vale precificando a tonelada do minério ainda a US$60 por tonelada, enquanto a commodity já vem sendo negociada acima dos US$100.
Além da Vale
Ainda nesse setor, a ação preferencial da Gerdau (GGBR4) permanece entre as mais citadas, em oito das 19 carteiras. O BTG Pactual destaca a importância da exposição da companhia ao dólar em tempos incertos – mesmo motivo pelo qual manteve a Suzano (SUZB3) em sua carteira 10SIM.
Para a Genial Investimentos, acompanhar a situação do mercado de renda fixa na China será vital para entender se a economia do país atingiu um ponto de equilíbrio para reiniciar uma trajetória de crescimento, favorecendo setores mais expostos ao país asiático.
“Seguimos um pouco mais confiantes com a possibilidade de um melhor desempenho do setor de mineração e siderurgia, mas ainda bastante cautelosos frente à situação econômica e de saúde global”, diz a corretora em relatório.
Outro setor de destaque é o de petróleo, com PetroRio (PRIO3) e Petrobras (PETR4) acumulando cinco menções cada. A Toro Investimentos, que incluiu as duas companhias em seu portfólio, vê as agendas de desinvestimentos – no caso da estatal – e de aquisições – no caso da PetroRio – como catalisadores para os papéis, além dos preços do petróleo com uma tendência de alta apesar da queda da última semana.
Varejo nas ações recomendadas de dezembro
Com as preocupações macroeconômicas e a perspectiva de juros mais altos, tanto aqui quanto nos EUA, Lojas Renner (LREN3) e Arezzo (ARZZ3) são as únicas ações do varejo que ainda figuram entre as mais recomendadas.
A Ativa Investimentos, que incluiu as duas em sua carteira, vê a Lojas Renner surfando na onda da “volta ao normal”, com receitas já superando os níveis de 2019, e capitalizada para mais aquisições. Para Arezzo, a Ativa destaca a expansão de receitas e a “margem robusta” do terceiro trimestre ajudando a companhia em sua agenda de crescimento via fusões e aquisições.
Texto: Gustavo Boldrini
Edição: Gustavo Bonato
Imagem: Vinícius Martins/ Mover
Nesta matéria
VALE3
VALE S.A.
69,31
0,73
+1,06%
Relacionadas
LREN3
LOJAS RENNER S.A.
26,54
-0,90
-3,27%
PETR4
PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...
37,13
0,51
+1,39%
SUZB3
SUZANO S.A.
48,92
0,45
+0,92%
ARZZ3
AREZZO IND�STRIA E COM�RC...
82,09
-2,13
-2,51%
GGBR4
GERDAU S.A.
24,84
0,00
+0,00%
PETR3
PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...
39,79
0,45
+1,14%
PRIO3
PETRO RIO S.A.
24,80
0,16
+0,64%
Powered by
Análise de Investimentos
Últimas
Atualizado há 15 minutos
Atualizado há 21 minutos
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.