Coronavírus traz cautela aos mercados após rali; bandeira tarifária, arrecadação no radar: Espresso
Depois dos recordes de ontem nas bolsas americanas, os mercados globais operam cautelosos com variante Delta do coronavírus. Confira!

Por
Atualizado há 12 meses
São Paulo, 29 de junho – Depois dos novos recordes de ontem do S&P500 e do Nasdaq no mercado à vista, puxados pelas ações de tecnologia, os dois índices operam estáveis no pré-mercado de Nova Iorque, enquanto o Dow Jones tem variação leve em território positivo. Os mercados europeus ganharam força com a divulgação do índice de confiança na economia da Zona do Euro em junho. Mas ontem a cautela com o coronavírus pesou.
Disseminação da variante Delta do coronavírus deixa mercados cautelosos
Otimismo de consumidores e empresas fez a confiança bater o consenso e subir ao maior patamar em 21 anos. Mas, na véspera da virada do primeiro semestre e do quinto trimestre consecutivo de ganhos para os mercados globais, há sinais de cautela com a disseminação da variante Delta do coronavírus em várias partes do mundo.
Esse é um dos motivos que estimulam a realização do petróleo pelo segundo dia consecutivo, e fez os mercados asiáticos fecharem em baixa. O minério de ferro em Dalian caiu 2,99% hoje, e commodities como o cobre também recuam. Viajantes do Reino Unido são alvo de novas restrições impostas por Hong Kong, Portugal e Espanha.
Aneel define novo valor da bandeira tarifária vermelha nível 2
No Brasil, além de o coronavírus estar no radar, energia ganha holofote. Depois que o ministro das Minas e Energia pediu na televisão que a população economize água e energia, as atenções se voltam para a definição, pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, do novo valor da tarifa de energia da bandeira vermelha nível 2. O aumento vai bancar a geração das usinas térmicas na crise hídrica. Imprensa situa o aumento entre 76% e 100%.
A inflação abriu a agenda do dia com a divulgação do Índice Geral de Preços – Mercado, IGP-M, de junho. O dado veio abaixo do consenso, desacelerando de 4,10% em maio para 0,60% neste mês. Saem também arrecadação federal e o resultado primário do Governo Central de maio. A arrecadação será comentada em entrevista no Ministério da Economia, às 11h00, com participação do ministro Paulo Guedes, que pode falar sobre as resistências à proposta do governo de mudança no Imposto de Renda.
O caso das supostas irregularidades no processo de compra de vacinas pelo governo chegou ao Supremo Tribunal Federal, STF. Os senadores da CPI da Covid apresentaram notícia-crime que aponta crime de prevaricação do presidente Jair Bolsonaro. Ele não tem agenda oficial hoje.
Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover
Leia também
Calendário Econômico: IGP-M, IPP, resultado primário
Governo edita MP com “medidas emergenciais” para garantir energia sem racionamento
Últimas
Atualizado há cerca de 1 hora
Atualizado há cerca de 3 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.