0

Chamada Ômicron, nova cepa da covid preocupa OMS

mercados

Chamada Ômicron, nova cepa da covid preocupa OMS

A Organização Mundial da Saúde, OMS, vê a nova cepa do coronavírus, descoberta na África do Sul, como “variante de preocupação”

Chamada Ômicron, nova cepa da covid preocupa OMS
stefanie-rigamonti

Atualizado há 9 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 26 de novembro –  A Organização Mundial da Saúde, OMS, declarou hoje que a nova cepa do coronavírus, descoberta na África do Sul e que está derrubando os mercados globais hoje, é uma “variante de preocupação”. Diferente do que se esperava, a cepa B.1.1.529 não foi batizada de ‘Nu’, mas sim de ‘Ômicron’, letra do alfabeto grego.

Segundo o jornal O Globo, após uma reunião fechada de cientistas da OMS, o órgão vê o risco de reinfecção pela nova cepa aumentando após evidências preliminares. Além disso, a organização informou que, com a variante, houve “mudança prejudicial na epidemiologia da Covid-19”, ainda conforme O Globo.

A publicação também informou que o primeiro caso da nova cepa foi detectado em 9 de novembro, segundo a OMS.

A nova variante provoca temores de ser mais transmissível do que as demais e que escape da imunização das vacinas contra a Covid-19 que estão disponíveis atualmente. Isso porque, de acordo com a BBC, ela carrega mais de 50 mutações, sendo mais de 30 apenas na proteína spike, que o vírus usa para se encaixar às células humanas.

Um gráfico publicado no Twitter pelo diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação na África do Sul, Tulio de Oliveira, mostra alta abrupta de casos de Covid-19 nos últimos dias no país. Segundo o pesquisador, a nova variante “parece se espalhar muito rápido. Em menos de duas semanas, agora ela domina todas as infecções após uma onda Delta devastadora na África do Sul”.

Oliveira também pediu que o mundo dê apoio para a África do Sul controlar a disseminação da variante e suporte financeiro para que o país consiga aguentar um lockdown.

Texto: Stéfanie Rigamonti
Edição: Gabriela Guedes
Imagem: Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.