Cade aprova aquisição do Big pelo Carrefour Brasil com restrições; ação cai
O Carrefour Brasil anunciou a aquisição do Big Brasil em março do ano passado, em negócio avaliado na casa dos R$7,5 bilhões

Atualizado há cerca de 1 mês
São Paulo, 25 de maio – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou hoje a aquisição do grupo Big Brasil pelo Carrefour Brasil mediante remédios concorrenciais, ou seja, sob algumas condições.
Perto das 11h45, as ações ordinárias do grupo Carrefour Brasil (CRFB3) recuavam 1,31%, a R$19,57.
Por unanimidade, os conselheiros Lenisa Prado, Luis Braido, Gustavo de Lima e Sérgio Ravagnani acataram o parecer do relator do caso no Cade, Luiz Hoffmann, aprovando o negócio com alguns remédios que evitem problemas de concorrência – em especial na cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul, e no estado de Pernambuco.
O Acordo de Controle de Concentrações proposto por Hoffmann prevê que o Big venda unidades de varejo de autosserviço – supermercados, hipermercados, atacarejo e clubes de compras Sam’s Club – em nove cidades nos estados do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Bahia.
“A alienação dos estabelecimentos a terceiros possibilitará o aumento da pressão competitiva enfrentada pelo Grupo Carrefour no cenário pós-operação, mitigando a redução da concorrência causada pela saída do Grupo Big e reduzindo probabilidade de exercício de poder de mercado”, explicou o conselheiro.
O órgão não encontrou problemas concorrenciais nos segmentos de atacado de distribuição e de revenda de combustíveis.
O Cade também anunciou hoje “remédios comportamentais” que o Carrefour Brasil terá de seguir, como o compromisso em manter a atratividade das lojas que serão alvo de venda a terceiros e respeitar um prazo sigiloso determinado para eventuais reinvestimentos nessas unidades.
Em janeiro, a superintendência do Cade havia recomendado com restrições a operação de aquisição do Grupo Big pelo Carrefour, estipulando a venda de menos de 10% da base de lojas do Big. Ainda assim, o Carrefour espera sinergias de ao menos R$2 bilhões com a incorporação do ativo em três anos contados a partir da aprovação da aquisição pelo Cade.
O Grupo Carrefour Brasil anunciou a aquisição do Big Brasil junto ao Walmart e à gestora Advent em março de 2021, em negócio avaliado na casa dos R$7,5 bilhões – maior negócio da história do setor de varejo alimentício no Brasil.
A negociação inclui 386 unidades de varejo de autosserviço, que incluem as marcas Big, Maxxi, Bompreço, Sam’s Club, Todo Dia e Nacional; 17 postos de gasolina e 11 centros de distribuição de atacado.
O Carrefour vai adquirir ações referentes a 70% do capital social do Grupo Big por cerca de R$5,25 bilhões em dinheiro. A fatia remanescente será incorporada com a emissão de 116,8 mil novas ações ordinárias nominativas, escriturais e sem valor nominal em favor dos acionistas do Big.
Texto: Gustavo Boldrini
Edição: Allan Ravagnani
Imagem: Mover
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