0

Bolsas desabam em dia sem WhatsApp; no radar, teto de dívida, PMI, indústria: Espresso

mercados

Bolsas desabam em dia sem WhatsApp; no radar, teto de dívida, PMI, indústria: Espresso

A preocupação com o teto da dívida americana e os problemas com Facebook, Instagram e Whatsapp derrubaram as bolsas nos Estados Unidos.

Bolsas desabam em dia sem WhatsApp; no radar, teto de dívida, PMI, indústria: Espresso
tcuser

Atualizado há 9 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 4 de outubro – A preocupação com o impasse em torno da ampliação do teto da dívida americana pelo Congresso e problemas com denúncias e falhas no Facebook, Instagram e no WhatsApp, que tiraram do ar as principais redes sociais do mundo, derrubaram as bolsas e o dólar.

Novos atritos comerciais dos Estados Unidos com a China, preocupações com a gigante imobiliária chinesa Evergrande e a decisão da Opep, grupo dos principais produtores e exportadores de petróleo do mundo, e seus aliados de manterem a produção, puxando os preços do petróleo e da energia, reforçaram a cautela.

No Brasil, as preocupações fiscais ampliaram o impacto negativo do exterior. O Ibovespa acompanhou a forte aversão ao risco no exterior e encerrou em queda de 2,22% a 110.393 pontos, pressionado pelo setor financeiro.

Com Whatsapp, Instagram e Facebook fora do ar, bolsas derretem e juros sobem

As bolsas em Wall Street desaceleraram nesta segunda-feira, com os investidores fugindo das ações de tecnologia, em meio a interrupções nas redes sociais controladas pela Facebook e alta dos rendimentos dos juros longos americanos.

O Nasdaq 100 fechou em queda de 2,16%, para 14.472 pontos, com o tombo das gigantes de tecnologia. O S&P500 recuou 1,30% e o Dow Jones, 0,94%. Já as ações de energia subiram com a valorização do petróleo após a Opep e aliados decidirem manter o ritmo de produção.

Facebook derrete quase 5%

As ações do Facebook pesaram nas bolsas americanas, encerrando o pregão em baixa de 4,89%, a US$326,23, com seus serviços, como Instagram, WhatsApp e Messenger, ainda fora do ar. No Twitter, o diretor de tecnologia da empresa, Mike Schroepfer, disse que a rede social trabalha o mais rápido possível para restabelecer seus serviços.

Em comunicado aos seus funcionários na tarde de hoje, o Facebook informou que não sabia o motivo do problema. Perto das 19h00, usuários relataram a retomada com instabilidade das redes sociais Instagram e WhatsApp.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Gabriela Guedes
Arte: Vinícius Martins / Mover


Leia também

Exclusivo: Fundo de combustíveis de R$17 bilhões será apresentado nesta segunda-feira a líderes, dizem fontes

Limite de transferências noturnas do Pix começa hoje

Mansano: Conjuntura econômica de setembro no cenário global

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.