0

Turquia aceita entrada de Suécia e Finlândia na Otan, diz Stoltenberg

internacional

Turquia aceita entrada de Suécia e Finlândia na Otan, diz Stoltenberg

A Turquia demonstra preocupações sobre terrorismo; a Finlândia reforçou o compromisso de seguir as políticas contraterrorismo da Otan

Turquia aceita entrada de Suécia e Finlândia na Otan, diz Stoltenberg
beatriz-cantadori

Atualizado há cerca de 1 mês

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 28 de junho – A Organização do Tratado do Atlântico Norte, Otan, chegou a um acordo com a Turquia para que a Suécia e a Finlândia possam ingressar na Aliança Atlântica, segundo o secretário-geral do grupo, Jens Stoltenberg.

Para que uma nação se torne membro da Otan, é necessário que todos os 30 territórios integrantes do bloco estejam em consonância sobre a decisão.

O presidente turco Recep Tayyip Erdoğan se mostrava resistente à ideia, por considerar que algumas organizações curdas que têm o apoio da Suécia e da Finlândia são ameaças à segurança de seu país.

As duas nações já possuem grande parte dos requisitos exigidos para a entrada na Otan, como um sistema político democrático funcional, transparência econômica e capacidade de contribuição militar.

O presidente finlandês Sauli Niinisto afirmou em comunicado que ministros das Relações Exteriores da Finlândia, Suécia e Turquia assinaram um documento nesta semana que garante o comprometimento do país liderado por Erdoğan em apoiar os pedidos dos ingressantes na aliança.

Para Niinisto, a ação destaca o compromisso dos três países “em estender seu apoio total contra ameaças à segurança de cada um”.

A confirmação da entrada da Finlândia e da Suécia na Otan deve ocorrer em meio à atmosfera de crescente receio por parte das nações vizinhas devido aos ataques da Rússia à Ucrânia, iniciados em fevereiro.

Ainda segundo o comunicado, o presidente finlandês condenou o terrorismo, que causa preocupação à Turquia, ressaltando seu comprometimento com as políticas de contraterrorismo da Otan.

Os Estados Unidos estão em linha com a expansão da organização, visto que o presidente americano Joe Biden se mostrou favorável a admissão da Suécia e da Finlândia ao bloco desde o início do processo, em maio, quando ambas realizaram suas solicitações formais de entrada na aliança.

Texto: Beatriz Lauerti
Edição: Gabriela Guedes
Arte: Vinícius Martins/ Mover
Comentários: [email protected]

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.