0

Sanções à Rússia: Potências ocidentais anunciam medidas restritivas por ações na Ucrânia

internacional

Sanções à Rússia: Potências ocidentais anunciam medidas restritivas por ações na Ucrânia

As sanções à Rússia parecem ter sido interpretadas como mais brandas que o mercado esperava, somadas ao fato de não há ainda combate militar

Sanções à Rússia: Potências ocidentais anunciam medidas restritivas por ações na Ucrânia
corleta

Atualizado há 4 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 22 de fevereiro – A União Europeia, os Estados Unidos e o Reino Unido anunciaram hoje versões preliminares de pacotes de sanções econômicas para punir a Rússia pela aceitação de repúblicas separatistas dentro do território da Ucrânia e para tentar inibir uma escalada de violência na região, embora essas medidas de restrição não tenham impactado preços de commodities imediatamente.

As medidas parecem ter sido interpretadas como mais brandas que o esperado pelo mercado, somadas ao fato de não há ainda um combate militar amplo entre exércitos russo e ucraniano. Mercados importantes reagiram de forma positiva nesta manhã, com o petróleo e o gás natural reduzindo altas e o rublo russo se valorizando em relação ao dólar americano.

Países ocidentais sinalizaram que ao longo das próximas horas e dias deverão ser oficializadas medidas que podem impactar a economia russa, embora ainda não tenham falado em uma eventual exclusão da Rússia do sistema bancário internacional, o SWIFT, ou sobre sanções sobre exportação de commodities russas.

A Rússia é um dos maiores exportadores globais de petróleo e gás natural, com muitos de seus clientes na Europa Ocidental.

O chanceler alemão Olaf Scholz colocou em suspenso o processo de autorização para operação do importante gasoduto Nordstream 2, que começa na Rússia. Até o momento, foi a medida mais dura e que pode ter impacto na inflação global no médio prazo.

Dmitri Medvedev, ex-presidente russo e membro do atual governo, ironizou a medida no Twitter, saudando um “novo mundo de bravura [dos europeus ocidentais], com o gás natural a 2.000 euros por 1.000 metros cúbicos”, indicando que os preços poderão dobrar ante os atuais níveis.

“Os estoques de gás na Europa devem terminar a temporada de inverno perto de mínimas históricas, devido à oferta limitada da Rússia, que está um terço abaixo de 2021, superando os efeitos de inverno moderado e melhor fluxo de gás da Noruega e de gás natural liquefeito,” disse Amarpreet Singh, estrategista de petróleo do Barclays, em relatório. “Os preços deverão permanecer altos e a tensão na Ucrânia podem fazê-los subir ainda mais.”

Outras sanções

“Responderemos com unidade e com um leque de sanções, preparadas nas últimas semanas e que podem se tornar mais agudas” disse Annalena Baerbock, ministra de Relações Exteriores da Alemanha, pontuando que o G7 agirá de forma coordenada.

A União Europeia sinalizou que formalizará na tarde desta terça-feira medidas que impedem o financiamento de atividades públicas russas com capital europeu e que atingem indivíduos russos envolvidos na violação das leis internacionais.

Já o Reino Unido anunciou uma “primeira camada” de medidas, que atinge cinco bancos russos e três indivíduos oligarcas. Além disso, o Reino Unido anunciou que pode levar tropas ao Leste Europeu caso haja um chamado da OTAN.

Os Estados Unidos devem anunciar também nesta terça um pacote “potencialmente severo” de novas medidas contra a Rússia, incluindo sanções e proibições de exportações. Poderá haver limitações de transações entre bancos americanos e russos, segundo a agência Reuters. O plano deve poupar os cidadãos russos e focar em setores industriais, disse um oficial da Casa Branca.

Texto: Felipe Corleta
Edição: Gustavo Bonato
Imagem: Vinícius Martins / Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.