Rússia responde a sanções banindo exportações de 200 tipos de produtos
"Essas medidas são uma resposta clara àquelas sanções impostas à Rússia", disse em comunicado o Ministério da Economia do país

Atualizado há 4 meses
São Paulo, 10 de março – O governo da Rússia deu hoje sua primeira resposta econômica às sanções que têm sido impostas pelo Ocidente desde o início da invasão à Ucrânia, com a proibição da exportação de uma série de produtos para o mundo.
Na lista de mercadorias banidas estão produtos médicos, veiculares, de telecomunicações, de tecnologia, máquinas agrícolas e materiais elétricos, além de algumas commodities agrícolas, como a madeira, informaram agências de notícias internacionais.
São mais de 200 tipos de produtos que vão deixar de ser exportados para mais de 40 países, entre eles Estados Unidos e nações da União Europeia, que têm imposto duras sanções na tentativa de sufocar o sistema financeiro da Rússia, para fazer Putin retroceder na guerra.
“Essas medidas são uma resposta clara àquelas impostas à Rússia”, disse em comunicado o Ministério da Economia russo, que ainda acrescentou que o país pode ir mais fundo, restringindo a entrada de navios estrangeiros nos portos russos.
Há exceções dessas medidas, contudo, a países da União Econômica Eurasiática, que reúne ex-repúblicas da União Soviética e é liderada pela Rússia, e para as regiões separatistas de Abecásia e Ossétia do Sul, na Georgia.
Texto: Stéfanie Rigamonti
Edição: Renato Carvalho
Imagem: Vinicius Martins / Mover
Últimas
Atualizado há cerca de 5 horas
Atualizado há cerca de 10 horas
Atualizado há cerca de 10 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.