0

PIB da China desacelera mais do que o esperado no terceiro trimestre

internacional

PIB da China desacelera mais do que o esperado no terceiro trimestre

Os números da economia chinesa referentes ao terceiro trimestre confirmam que a retomada na 2ª maior economia do mundo está perdendo fôlego

PIB da China desacelera mais do que o esperado no terceiro trimestre
tcuser

Atualizado há 8 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 17 de outubro – A economia chinesa expandiu no ritmo mais lento em um ano no terceiro trimestre, sentindo o impacto de cortes de energia, gargalos logísticos e surtos esporádicos de coronavírus, na esteira de tensões relacionadas ao setor imobiliário.

Os dados divulgados pela agência chinesa de estatísticas, na noite do último domingo, 16, mostraram que o Produto Interno Bruto cresceu 4,9% no período na base anual, ante consenso TC de 5,2%. Esse foi o ritmo mais fraco desde o terceiro trimestre de 2020.

No segundo trimestre, o PIB tinha crescido 7,9% e, no primeiro, 18,3%. Já na base sequencial, o crescimento desacelerou para um ritmo de 0,2%, ante consenso de 0,5% e taxa de 1,3% no segundo trimestre.

Os números do terceiro trimestre confirmaram que a retomada na segunda maior economia do mundo está perdendo fôlego, na esteira de uma atividade fabril vacilante, um consumo das famílias fraco e um setor imobiliário em crise.

Outros dados

A produção industrial de setembro aumentou 3,1%, na base anual, ante consenso de 4,5% – a menor taxa desde maio de 2020. O crescimento das vendas no varejo veio em 4,4%, ante consenso de 3,3%. A taxa de desemprego caiu para 4,9% e a formação bruta de capital fixo frustrou a expectativa, aumentando 7,3% no período de janeiro a setembro.

O índice Xangai Composto despencou e tocou as mínimas da sessão após a divulgação dos dados. Por volta das 23h30, horário de Brasília, o índice negociava em queda de 0,62%. O iuan offshore recuava pouco mais de 0,03% ante o dólar americano.

O presidente Xi Jinping, cauteloso com a possibilidade de que uma bolha imobiliária prejudique o bem-estar do país no longo prazo, provavelmente evitará uma crise econômica, enquanto equilibra a necessidade por mais fontes de energia e por menor poluição ambiental.

De acordo com analistas, a taxa básica de juros do Banco Central do Povo da China pode voltar a ser reduzida no início do ano que vem.

Texto: Equipe Mover
Edição: Guillermo Parra-Bernal
Arte: Vinicius Martins / Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.