0

Joe Biden propõe aumentar imposto sobre ganhos de capital de mais ricos

internacional

Joe Biden propõe aumentar imposto sobre ganhos de capital de mais ricos

Joe Biden tem plano para quase dobrar impostos sobre ganhos de capital para americanos que ganham mais de US$1 milhão por ano, dizem fontes

Joe Biden propõe aumentar imposto sobre ganhos de capital de mais ricos
tcuser

Atualizado há mais de 1 ano

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 22 de abril – A gestão do presidente americano Joe Biden pretende quase dobrar os impostos sobre ganhos de capital para americanos que ganham mais de US$1 milhão por ano. A ideia faria parte dos planos para financiar os pacotes de estímulos para a economia americana, segundo fontes ouvidas pela Bloomberg.


Taxa de impostos federais para investidores pode chegar a 43,40%

O aumento de impostos sobre os ganhos de capital seria de quase 20 pontos percentuais para essa faixa de renda, passando dos atuais 20% para 39,60%. Soma-se a isso a taxa de 3,80% do imposto sobre a renda dos investimentos, que atualmente financia o Obamacare.

O Obamacare é uma lei aprovada em 2010 que tornou os planos de saúde mais baratos e expandiu o atendimento à população. Com a proposta do governo de Joe Biden, a taxa de impostos federais para investidores pode chegar a 43,40%, maior do que a taxa máxima sobre salários, segundo pessoas que estão a par do plano.


Notícia sobre proposta de Joe Biden acelerou queda de índices americanos

A proposta vai na contramão do código tributário americano que impõe taxas mais baixas para os investimentos do que impostos sobre os salários. O presidente americano disse em campanha que trabalharia para fazer com que os ricos pagassem mais impostos do que os trabalhadores da classe média.

Logo após a notícia sobre o plano de Joe Biden, os principais índices das bolsas americanas aceleraram a queda. Por volta das 16h15, o índice Dow Jones caía mais, em torno de 0,92%, enquanto o S&P500 recuava 0,86% e o Nasdaq, 0,87%. Os yields, rendimentos, dos Treasuries de dez anos tinham queda de 1,2 ponto-base no mesmo horário.

Texto: Cíntia Thomaz e Guilherme Dogo
Edição: Angelo Pavini e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Gol anuncia compromisso com balanço zero de carbono em 2050

Jair Bolsonaro diz concordar com metas ambiciosas para combater mudanças climáticas

XP inicia locadoras com compra e cita ‘avenidas de crescimento’

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.