G7 estuda teto para preço do petróleo russo, diz Reuters
Segundo a agência, as autoridades estão explorando o teto de preços para evitar que a Rússia lucre com a invasão da Ucrânia

Atualizado há cerca de 2 meses
São Paulo, 28 de junho – O grupo dos sete países mais industrializados do mundo, G7, concordou em estudar a imposição de um limite ao preço do petróleo russo nesta terça-feira, segundo a Reuters.
De acordo com a agência, as autoridades estão explorando o teto de preços para evitar que a Rússia lucre com a invasão da Ucrânia, uma vez que a guerra no Leste europeu levou à inflação nos preços de energia nos mercados globais e isso dificultou a redução da importação de gás e petróleo russos pelo Ocidente.
Em comunicado divulgado hoje, as sete potências econômicas convidaram “todos os países com ideias semelhantes a considerar se juntar a nós em nossas ações”.
A Rússia ganha mais com a venda de petróleo atualmente do que antes da guerra à Ucrânia, devido à alta dos preços, afirmou à Mover a pesquisadora de política externa e identidade russa do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação San Tiago Dantas, Giovana Branco.
Moscou também registrou alta nas receitas de exportação de petróleo em maio, apesar de o volume ter recuado, segundo relatório mensal da Agência Internacional de Energia, AIE.
No mês passado, a União Europeia concordou com um embargo parcial às exportações de petróleo russo para o bloco econômico, segundo o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em publicação no Twitter.
Líderes da Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos estavam reunidos desde sábado para uma cúpula no castelo de Elmau, nos Alpes da Baviera, sul da Alemanha.
Texto: Patrícia Vilas Boas
Edição: Gabriela Guedes
Colaboração: Beatriz Lauerti e Gabriel Ponte
Imagem: Vinicius Martins / Mover
Comentários: [email protected]
Últimas
Atualizado há cerca de 4 horas
Atualizado há cerca de 9 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.