Excluir presidente da Rússia de sanções mostra fraqueza, diz oficial da UE
A União Europeia impôs sanções a membros do Kremlin após o reconhecimento de duas repúblicas separatistas no leste da Ucrânia pela Rússia

Atualizado há 4 meses
São Paulo, 23 de fevereiro – A vice-presidente da Comissão Europeia, Vera Jourova, disse nesta quarta-feira que deixar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fora do pacote de sanções individuais da União Europeia, é um erro.
“Ele deveria ser o primeiro da lista”, disse Jourova a um jornal tcheco, segundo reportagem da CNBC.
A União Europeia impôs sanções a membros do Kremlin na última terça-feira, após o reconhecimento de duas repúblicas separatistas no leste da Ucrânia por parte da Rússia.
Essas sanções atingem todos os parlamentares russos que votaram pela legitimidade dessas repúblicas. Além disso, proíbem investidores dos países europeus de investir em títulos da dívida soberana russa no mercado primário. Também fica proibido realizar comércio com as repúblicas autodeclaradas da Ucrânia.
“Deixar Putin de fora das sanções individuais ou é uma arte da diplomacia profissional ou uma demonstração de fraqueza”, disse a vice-presidente da Comissão Europeia. “Eu vejo como a segunda opção”, completou.
Texto: Felipe Corleta
Edição: Lucia Boldrini e Stéfanie Rigamonti
Imagem: Vinicius Martins / Mover
Últimas
Atualizado há cerca de 9 horas
Atualizado há cerca de 20 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.