Amazon fecha negócio gigante para lançar 83 satélites ao espaço
A empreitada faz parte de um projeto da Amazon de formar uma constelação de satélites de internet, concorrendo com Starlink, da SpaceX

Atualizado há 3 meses
São Paulo, 5 de abril – A Amazon fechou contrato com três empresas de exploração espacial para lançar 83 foguetes, a fim de montar uma constelação de satélites de internet ao longo dos próximos cinco anos, em um projeto chamado Kuiper, segundo agências de notícias.
De acordo com a companhia, esse foi o maior negócio da indústria espacial comercial já realizado na história.
Do total de foguetes contratados, 38 são da United Launch Alliance, joint ventures da Boeing e Lockeed Martin, 18 são da empresa europeia Arianespace; e 12 lançamentos foram acertados com a Blue Origin, havendo ainda a possibilidade de 15 lançamentos adicionais com a empresa espacial de Jeff Bezos, fundador da Amazon.
Nenhum satélite ainda foi lançado, apesar de a companhia ter dito que planeja colocar em órbito dois deles neste ano, segundo o The Wall Street Journal.
O Kuiper tem como ambição formar uma constelação de 3.236 satélites na órbita baixa da Terra, com o intuito de fornecer internet de alta velocidade para o mundo inteiro. Para isso, a Amazon informou que investiu US$10 bilhões no projeto, que foi aprovado em 2020 pela Federal Communications Commission, ou Comissão de Comunicação dos Estados Unidos.
O negócio abre concorrência com o Starlink, projeto de desenvolvimento de constelações de satélites da empresa SpaceX, de Elon Musk.
Texto: Stéfanie Rigamonti
Edição: Allan Ravagnani
Imagem: Reprodução / PxHere
Últimas
Atualizado há cerca de 7 horas
Atualizado há cerca de 18 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.