
Por
Atualizado há mais de 3 anos
Toda semana, o TC indica artigos e pelo menos um livro para o seu final de semana. Abaixo, as sugestões desta semana:
Livro da semana: “Capitalismo de laços -Os donos do Brasil e suas conexões”
Publicado originalmente em 2010, o livro mostra os mecanismos pelos quais o Estado brasileiro estabelece vínculos com determinados empresários ou grupos, aos quais oferece facilidades e benefícios, ajudando a tecer uma rede de interesses cruzados que favorece os mais bem conectados e com mais capacidade de influenciar políticas públicas. O autor, Sérgio Lazzarini, que é PhD pela Universidade de Washington e professor do Insper, desvenda os laços de compadrio que atravessam a história econômica brasileira desde a década de 1990, e analisa seu impacto sobre o desenvolvimento econômico do país.
Ficha técnica: Capitalismo de laços. Lazzarini, Sérgio. Editora Bei. 296 páginas.
A transferência da embaixada brasileira de Tel-Aviv para Jerusalém foi uma promessa de campanha de Jair Bolsonaro. Até então, somente os Estados Unidos e a Guatemala haviam tomado medidas semelhantes. Por aqui, houve massivo apoio de evangélicos. Nesta entrevista, o sociólogo Clemir Fernandes explica essa proximidade dos evangélicos com Israel não apenas do ponto de vista teológico, mas também político, estratégico e de contraposição aos governos de esquerda, que denunciaram com frequência a violência do Estado de Israel para com os palestinos.
Fatalismo, liberdade e a luta pelo futuro
David Runciman, autor do badalado “Como a democracia chega ao fim”, analisa as raízes e consequências de nosso otimismo ou pessimismo e de como isso interfere na construção do nosso futuro como sociedade. Ao citar outros autores, ele explica, por exemplo, que o pessimismo fez com que a maioria das pessoas perdesse de vista os benefícios que os valores democráticos liberais continuam a nos garantir. Coisas como a vitória de Donald Trump seriam consequência dessa visão negativa que contaminou parte do mundo. Para Runciman, ser otimista ou pessimista já não é só uma questão de temperamento; é também, e cada vez mais, uma questão política.
(Foto: Jair Bolsonaro/ Agência Brasil)
Últimas
Atualizado há cerca de 2 horas
Atualizado há cerca de 2 horas
financas-pessoais
Ver todas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.