0

Instituto XP lança prêmio para incentivar projetos de educação financeira

financas-pessoais

Instituto XP lança prêmio para incentivar projetos de educação financeira

Iniciativa do Instituto XP, Prêmio Educação Financeira Transforma visa mudar a relação da população brasileira com as finanças

Instituto XP lança prêmio para incentivar projetos de educação financeira
beatriz-cantadori

Atualizado há 9 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 27 de outubroO Instituto XP  acaba de lançar o ‘Prêmio Educação Financeira Transforma’, com o objetivo de incentivar projetos que ampliem o conhecimento financeiro da população do Brasil e, assim, contribuir para mudar uma realidade que impressiona: sete entre dez brasileiros são considerados “analfabetos financeiros”, de acordo com a XP.

A premiação tem sete categorias, e cada vencedor ganhará R$40 mil, sendo que os finalistas receberão R$10 mil cada. Para concorrer, é preciso se inscrever até o dia 15 de novembro aqui.

Os participantes disputarão nas seguintes categorias: Professores, Pesquisadores, ONG, Solução Digital, Nano Influenciadores (até 15 mil seguidores), Micro Influenciadores (entre 15.001 e 100 mil seguidores) e Macro Influenciadores (entre 100.001 e 800 mil seguidores). Os critérios que serão avaliados na competição são relevância, alcance, impacto social, inovação, transformação, diversidade, inclusão e engajamento.

O público poderá ajudar na escolha por meio de uma votação aberta na internet de 27 de novembro a 6 de dezembro. No dia 8 de dezembro serão divulgados os vencedores dos projetos de educação financeira, em uma cerimônia em formato híbrido, com transmissão para todo o país.

Expectativas

Segundo a diretora ESG da XP Inc, Marta Pinheiro, quase metade da nossa população, especificamente 47%, tem “medo de lidar com informações financeiras”, o que reforça a importância da iniciativa. “Esses são dados que retratam um país com pessoas ainda com baixo preparo para conduzir suas próprias finanças, dificultando a realização dos seus sonhos”, afirma.

“Por outro lado, poucas nações são tão diversas quanto o Brasil. E é justamente por essa pluralidade, de pessoas,  experiências, percepções de mundo, que podemos encontrar soluções e expandir possibilidades para fazer um futuro melhor para todos”, complementa Pinheiro.

A head de impacto social da XP, Marcella Coelho, frisa ainda que a expectativa com o prêmio é ampliar o acesso dos brasileiros ao mercado financeiro. 

“Esperamos incentivar novos projetos e, também, apoiar iniciativas existentes que visam ensinar noções sobre o funcionamento da economia. Pretendemos estimular a convergência das ações para ampliar o acesso da população à educação financeira, possibilitando que as pessoas lidem com o mercado financeiro. Quanto mais cedo começarmos, mais chances teremos de diminuir os índices de analfabetismo financeiro no Brasil, o que auxiliará na promoção da cidadania”.

Texto: Beatriz Lauerti
Edição: Stéfanie Rigamonti
Arte: Vinícius Martins/ Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.