Endividamento recua pelo segundo mês consecutivo em junho, aponta CNC
Pesquisa mostrou endividamento atingir 77,3% das famílias brasileiras, uma queda de 0,1 ponto percentual ante o mês anterior

Atualizado há cerca de 1 mês
São Paulo, 7 de julho – O endividamento das famílias brasileiras caiu pela segunda vez seguida em junho, mostraram dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, CNC, divulgados nesta quinta-feira.
A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, Peic, mostrou que 77,3% das famílias declararam possuir dívidas, queda de 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior. Contudo, ante o mesmo período em 2021, o endividamento subiu 7,6 pontos percentuais.
O indicador atingiu uma máxima recorde de 77,7% em abril, de acordo com o levantamento. No mês seguinte, a queda no endividamento foi de 0,3 ponto percentual.
Outro indicador que também apresentou recuo foi o de inadimplência. Segundo a pesquisa, a proporção de famílias com contas em atraso caiu 0,2 ponto percentual em junho ante maio, a 28,5%.
Esse foi o primeiro recuo com relação ao indicador de inadimplência registrado desde setembro de 2021.
“Com menos restrições impostas pela pandemia e as medidas temporárias de suporte à renda, como saques extraordinários do FGTS, antecipações do 13º salário, INSS e maior valor do Auxílio Brasil, a população precisou apelar menos para os gastos no cartão”, disse o presidente da CNC, José Roberto Tadros, em nota.
Entre os principais responsáveis pelas dívidas estão o cartão de crédito, representando 81,8% do total, os carnês, com 17,5%, financiamento de carro, com 11,9% e, em seguida, o crédito pessoal, em 10%.
Foram consideradas na pesquisa famílias que possuem dívidas a vencer no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro/casa e outras dívidas.
Nome: Patrícia Vilas Boas
Edição: Renato Carvalho
Imagem: Vinicius Martins / Mover
Comentários: [email protected]
Últimas
Atualizado há cerca de 11 horas
financas-pessoais
Ver todas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.