0

Declarações de imposto de renda ultrapassam 34 milhões

financas-pessoais

Declarações de imposto de renda ultrapassam 34 milhões

Receita Federal registrou mais de 34 milhões de declarações de imposto de renda. Após prazo, documento pode ser entregue com multa. Confira!

Declarações de imposto de renda ultrapassam 34 milhões
joao-massa

Atualizado há cerca de 1 ano

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 1 de junho – A Receita Federal recebeu 34.168.166 declarações de imposto de renda com ano-base de 2020. O prazo encerrou na última segunda-feira, 31. Mesmo assim, o contribuinte ainda pode fazer a declaração e destinar ao órgão, mediante o pagamento de multa.


Estado de São Paulo superou declarações de imposto de renda entregues em 2020

O secretário especial da Receita Federal, José Tostes, afirmou em coletiva ontem que o processo foi “estritamente normal, sem atropelos ou fatos relevantes”. Por causa da pandemia, o órgão repetiu a extensão do prazo para entrega em um mês, o que já havia ocorrido em 2020.

“Com os números, essa prorrogação se mostrou suficiente para dar tempo e tranquilidade para todos os contribuintes”, afirmou o secretário. Os contribuintes do Estado de São Paulo foram os que mais enviaram declarações de imposto de renda. Ao todo, foram 10.982.166, superando a quantidade em 2020, de 10.309.221.


Receita Federal recebeu 2,5 mil declarações por minuto no último dia do prazo de entrega

Durante a coletiva, José Tostes também destacou duas novidades no processo de declaração deste ano. A primeira foi a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida, que já possui informações que a Receita Federal tem do contribuinte e agiliza a declaração. Foram 121 mil acessos, 50% deles via cadastro no portal gov.br, uma modalidade adicionada em 2021.

A outra mudança foi a criação de um assistente virtual para responder perguntas e dúvidas durante a realização das declarações de imposto de renda. Segundo a Receita Federal, a ferramenta recebeu 20 mil perguntas por dia.

No último dia do prazo de entrega, a Receita Federal recebeu 2.500 declarações por minuto. Quem perdeu a data limite ainda pode enviar sua declaração, mas com pagamento de multa, que pode ir de R$165,74 até 20% do imposto devido.

Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação


Leia também

Gasolina em R$6,00 não tem cabimento, diz Jair Bolsonaro

PMI industrial dos EUA de maio reforça alerta de inflação

Especial: Ibovespa quer “festa junina”, mas inflação nos EUA ameaça o arraiá

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.