0

Santander lança fundo multimercado global com análise quantitativa

empresas

Santander lança fundo multimercado global com análise quantitativa

A grande novidade do novo fundo da Santander Asset é a mescla de ferramentas quantitativas de análise com uso de algoritmos e gestão humana

Santander lança fundo multimercado global com análise quantitativa
beatriz-cantadori

Atualizado há 4 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 15 de novembro –A área de gestão de recursos do Santander Brasil anunciou nesta terça-feira o lançamento de um fundo multimercado global para brasileiros, o Gestão Ativa Internacional.

A grande novidade da iniciativa é que o fundo vai mesclar ferramentas quantitativas de análise, com o auxílio de algoritmos, e gestão humana.

O principal objetivo da novidade da Santander Asset é antecipar tendências de mercado e procurar, de forma mais rápida, a melhor possibilidade no exterior para o investidor, entre os ativos internacionais de mercados como Estados Unidos, Europa e Ásia.

Na visão do Head Global de Soluções de Investimentos e Quantitativos do Santander Asset, Ruy Ribeiro, “o processo quantitativo complementa a gestão humana, e misturar esses dois conceitos aumenta as possibilidades de ganhos maiores”.

Assim como outros fundos do tipo offshore, o Gestão Ativa Internacional permitirá que os usuários acessem investimentos internacionais sem precisar ter uma conta aberta no exterior. A aplicação mínima é de R$50 mil.

Além disso, a taxa de gestão anual do fundo é de 1%, sem taxa de performance e incidência de “come cotas”, com liquidez de seis dias úteis.

Entre as diversas formas de investimento no fundo, como ações, renda fixa, crédito, BDRs e ETFs, a prioridade serão os ativos com a menor correlação com os papéis locais.

Haverá dois modelos para alocação, o Gestão Ativa Internacional Reais, com hedge cambial, e o Gestão Ativa Internacional Dólar, sem hedge.

Ribeiro explicou as duas alternativas oferecidas. “Se o real se apreciar, a opção com hedge protege o investidor desse risco. Ao mesmo tempo, quem está preocupado com o cenário doméstico e quer se proteger investindo em moedas estrangeiras pode escolher a versão sem hedge”.

Foco no investidor moderado

No exterior, o Santander Asset Management já possui 10 bilhões de euros alocados em fundos com processo de investimentos 100% quantitativos e, de acordo com Ribeiro, a ideia é lançar mais iniciativas para vários perfis de pessoas durante este ano, mas neste momento o foco é o investidor moderado.

“Estamos trabalhando para em breve lançar uma versão aberta para todos os investidores”, disse.

Texto: Beatriz Lauerti
Edição: Stéfanie Rigamonti e Renato Carvalho
Arte: Vinícius Martins/ Mover

Nesta matéria

SANB11

BCO SANTANDER (BRASIL) S....

29,39

-0,09

-0,30%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.