0

Omega Energia mira parcerias em geração renovável e avalia expansão nos EUA

empresas

Omega Energia mira parcerias em geração renovável e avalia expansão nos EUA

A Omega anunciou neste mês um acordo com a MDias Branco, que terá fatias em dois dos parques eólicos da companhia de energia

Omega Energia mira parcerias em geração renovável e avalia expansão nos EUA
luciano-costa-de-paula

Atualizado há cerca de 1 mês

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 27 de junho – A Omega Energia está em busca de novas parcerias para fornecer eletricidade renovável a empresas, ao mesmo tempo em que avalia uma expansão nos Estados Unidos e uma possível listagem de ações nesse mercado, disse ao Scoop by Mover o diretor de Inovação, Produtos e Regulatório, Bernardo Bezerra.

A companhia anunciou neste mês um acordo com a MDias Branco, pelo qual a fabricante de massas e biscoitos terá fatias em dois de seus parques eólicos. O negócio marca a entrada da Omega Energia em uma modalidade de negócios conhecida como autoprodução, que está crescendo rapidamente no Brasil.

Os contratos de autoprodução são vantajosos porque permitem a compra de energia renovável sem a cobrança de alguns encargos que recaem sobre os demais consumidores. Eles geralmente também visam atender compromissos corporativos de uso de geração renovável.

Companhias como a mineradora Vale, as petroquímicas Braskem e Unipar, além da Multiplan, de shoppings, estão entre as que assinaram recentemente contratos nessa categoria, com empresas de energia como AES Brasil, Casa dos Ventos e EDP Brasil.

“Foi nossa estreia. Temos novas oportunidades em negociação. Nicho bastante promissor”, disse Bezerra ao Scoop, ao comentar a transação com a MDias Branco e as pretensões da Omega Energia.

Mercado americano

Em paralelo, provavelmente como forma de acelerar sua entrada nos EUA e atrair parceiros para seus projetos, a Omega procurou recentemente alguns bancos de investimento sobre a possível listagem em Nova York, disseram ao Scoop duas fontes com conhecimento do assunto.

A empresa, que já tinha sugerido esses planos no ano passado, ainda não tomou decisão sobre o assunto, disseram as fontes.

Questionado, Bezerra não confirmou as informações, mas reiterou o apetite da Omega Energia pelo mercado americano.

“No âmbito desse processo de avaliação de investimentos nos EUA, é possível trazermos coinvestidores para os projetos”, disse Bezerra. “Se esse plano der frutos, temos a ambição de no futuro explorar a listagem nos EUA, conforme divulgamos ano passado”, acrescentou, ressaltando que “não há nada fechado ainda”.

BTG Pactual, Bank of America e Credit Suisse foram alguns dos bancos sondados pela Omega Energia para o processo, segundo as fontes, que pediram anonimato porque as conversas não são públicas. Procurados, nenhum deles respondeu de imediato a pedidos de comentários sobre as conversas.

A possível listagem também nos EUA seguiria movimento de outras empresas brasileiras como o banco Inter, que estreou suas ações na Nasdaq na semana passada.

Uma das fontes disse que a Omega vê sentido nesse movimento porque avalia que sua estratégia e potencial valor não têm sido bem compreendidos pelo mercado brasileiro.

A empresa foi listada em dezembro de 2021, após fusão entre companhias do mesmo grupo – a Omega Geração, que chegou a ter ações negociadas em bolsa, e a Omega Desenvolvimento.

Os papéis da Omega Energia (MEGA3) acumulam queda de mais de 14% desde a estreia na B3, tendo fechado a R$10,05 na sexta-feira, com alta de 0,10%. A rival AES Brasil (AESB3), braço de investimentos em renováveis no país da americana AES, viu suas Units recuarem cerca de 4% no mesmo período.

*Esta reportagem foi publicada primeiro no dia 24 de junho, exclusivamente aos assinantes. Quer receber furos e notícias em primeira mão? Então, assine um dos planos do TC.

Texto: Luciano Costa
Edição: Allan Ravagnani
Imagem: Vinicius Martins / Mover
Comentários: [email protected]

Nesta matéria

MEGA3

OMEGA ENERGIA S.A.

12,74

-0,14

-1,08%

Relacionadas

BRKM5

BRASKEM S.A.

35,79

0,58

+1,64%

AESB3

AES BRASIL ENERGIA S.A.

10,68

-0,04

-0,37%

UNIP6

UNIPAR CARBOCLORO S.A.

84,21

-0,31

-0,36%

ENBR3

EDP - ENERGIAS DO BRASIL ...

22,17

0,02

+0,09%

VALE3

VALE S.A.

68,58

0,58

+0,85%

MULT3

MULTIPLAN - EMPREEND IMOB...

25,19

0,36

+1,45%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.