0

Investor Day: Petrobras projeta vender refinarias apenas depois das eleições

empresas

Investor Day: Petrobras projeta vender refinarias apenas depois das eleições

A Petrobras fechou acordos para desinvestir das refinarias Reman, Six e Rlam, que está perto de conclusão, segundo diretor financeiro

Investor Day: Petrobras projeta vender refinarias apenas depois das eleições
luciano-costa-de-paula

Atualizado há 8 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 30 de novembro – A Petrobras trabalha para abrir novos processos de venda de suas refinarias Refap e Repar em 2022, após ter falhado em tentativas de alienar as unidades neste ano, mas o recebimento de ofertas vinculantes pelos ativos provavelmente ficará para depois das eleições, disse o o diretor de refino e gás natural, Rodrigo Costa Lima e Silva, no Investor Day em Nova York.

A ideia de avançar à fase de propostas vinculantes “mais perto do final do ciclo eleitoral” visa permitir que os investidores tenham “maior clareza” sobre os resultados da disputa nas urnas e suas implicações sobre o valor das transações, afirmou o diretor financeiro Rodrigo Araujo.

A Petrobras fechou acordos até o momento para desinvestir das refinarias Rlam, Reman e Six. A operação pela Rlam está “muito perto” de ser concluída, disse Araujo. “E vemos potencial de fechar ao menos uma das outras duas em 2022, talvez as duas”, completou.

Desinvestimentos

Nos desinvestimentos, a Petrobras ainda espera assinar negócios “relevantes” no próximo ano para a venda de ativos em terra e em águas rasas. A estatal também deve concluir em 2022 a venda de uma fatia adicional de 5% em Búzios para a chinesa CNOOC, anunciada em setembro, segundo Araujo.

A companhia, por outro lado, desistiu de seguir adiante com a venda do campo de Marlim e de estruturas de escoamento de gás do pré-sal. Na refinaria RNEST, a decisão foi por avançar com a conclusão das obras da unidade em paralelo à retomada da venda do ativo, que não recebeu ofertas em processo anterior.

A Petrobras está confiante em entregar o que foi prometido em seu plano estratégico 2022-2026, mesmo com eleições potencialmente gerando volatilidade no mercado, disse o presidente da companhia, Joaquim Silva e Luna. “Temos total conforto e liberdade para tocar esse plano. Claro, anos eleitorais têm repercussões em qualquer lugar do mundo, mas não vemos risco de não entregar”.

Desempenho das ações da Petrobras

Perto das 16h35, a ação preferencial da Petrobras (PETR4) caía 0,41%, a R$29,35, enquanto a ordinária (PETR3) recuava 0,43%, a R$30,03. Nos últimos 12 meses, porém, os papéis acumulam ganhos de 25,81% e 27,03%, respectivamente. No mesmo horário, o Ibovespa derretia 1,68%, voltando aos 101 mil pontos.ação da Petrobras - PETR4

Para acompanhar o desempenho das ações da petroleira e de outras empresas listadas na bolsa brasileira, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Luciano Costa
Edição: Artur Horta e Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / Mover

Nesta matéria

PETR4

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

37,11

-0,12

-0,32%

Relacionadas

PETR3

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

39,71

-0,14

-0,35%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.