0

Investidores cogitam Ferreira e Passanezi para comando da Eletrobras, dizem fontes

empresas

Investidores cogitam Ferreira e Passanezi para comando da Eletrobras, dizem fontes

A substituição na presidência da Eletrobras e suas diretorias não deve ocorrer antes de assembleia de acionistas que será convocada em breve

Investidores cogitam Ferreira e Passanezi para comando da Eletrobras, dizem fontes
tcuser

Atualizado há 12 dias

Ícone de compartilhamento

São Paulo, Washington, 22 de junho – Investidores privados já avaliam nomes para renovar a diretoria executiva da Eletrobras, maior elétrica da América Latina, após a oferta de ações neste mês que levou à desestatização da companhia, disseram ao Scoop by Mover três fontes com conhecimento do assunto.

As discussões envolvem gestoras como a 3G Radar e a SPX, e são importantes para sinalizar os novos rumos da empresa depois da privatização, com grande expectativa entre analistas de mercado sobre a formação da nova cúpula.

Um dos candidatos a comandar a Eletrobras sob gestão privada é Wilson Ferreira Junior, que presidiu a empresa entre 2016 e 2021 e hoje está à frente da Vibra Energia, disseram duas das fontes, que pediram para falar sob anonimato porque as discussões ainda não são públicas.

“De fato, o nome mais pedido do mercado seria o Wilson, mas ouvimos que ele tem reafirmado compromisso com a Vibra”, afirmou uma das fontes.

O diretor-presidente da estatal mineira de energia Cemig, Reynaldo Passanezi, que antes dirigiu a transmissora Isa Cteep, também está entre os cotados, acrescentou a fonte.

O atual presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, deverá ser substituído no cargo, embora não esteja descartada sua nomeação para alguma diretoria, de acordo com duas das fontes que falaram ao Scoop. Ele é visto como favorito a assumir a recém-criada diretoria de Regulação e Relações Institucionais, afirmaram as fontes.

O engenheiro eletricista Eduardo Haiama, que foi por anos diretor financeiro da Equatorial Energia, é cogitado para uma vaga na diretoria da Eletrobras, após ter renunciado recentemente à chefia financeira do grupo de educação YUDQS, segundo a terceira fonte.

Procurada, a Eletrobras respondeu ao Scoop que “qualquer nova informação será comunicada formalmente ao mercado”. Ferreira negou ter recebido qualquer convite ou sondagem por parte da Eletrobras ou de investidores da empresa. Não foi possível falar diretamente com Passanezi ou Haiama.

Segundo as fontes, a substituição na presidência da Eletrobras e suas diretorias não deve ocorrer antes de uma assembleia de acionistas que será convocada em breve para renovação do conselho de administração da companhia. A data para que essa AGE ocorra ainda não foi definida.

As conversas sobre nomes para a cúpula da elétrica devem ganhar tração conforme a assembleia se aproxime, segundo as pessoas que falaram ao Scoop.

Novo conselho

A Eletrobras divulgou no domingo uma lista de indicações para o conselho, após a renúncia dos atuais membros do colegiado, que visou facilitar a transição na companhia.

Nove nomes foram apontados em chapa, por investidores que incluem o Banco Clássico e as gestoras 3G Radar, Maliko, Navi Capital, SPX Equities, Vinci Equities e XP Gestão.

Essas indicações incluem o atual presidente do conselho da Equatorial, Carlos Leone Piani; o vice-presidente do conselho do Credit Suisse, Ivan Monteiro; o advogado Marcelo Gasparino; o consultor Vicente Falconi; e a secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Pereira.

Acionistas detentores de ações preferenciais indicaram, para eleição em separado, Pedro Batista de Lima Filho, gestor da 3G Radar. Ele é um dos cotados para presidir o conselho, segundo uma das fontes.

*Esta matéria foi publicada primeiro ontem, 21,  exclusivamente aos assinantes. Quer receber furos e notícias em primeira mão? Então, assine um dos planos do TC.

Texto: Luciano Costa e Leonardo Goy
Edição: Gabriela Guedes
Imagem: Vinicius Martins / Mover
Comentários: [email protected]

Nesta matéria

ELET3

CENTRAIS ELET BRAS S.A. -...

45,84

-0,35

-0,75%

Relacionadas

VBBR3

VIBRA ENERGIA S.A.

16,89

0,18

+1,07%

ELET6

CENTRAIS ELET BRAS S.A. -...

46,50

-0,20

-0,42%

CMIG4

CIA ENERGETICA DE MINAS G...

10,48

0,10

+0,96%

TRPL4

CTEEP - CIA TRANSMISS�O E...

23,28

0,31

+1,35%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.