0

Eneva põe ativos hídricos à venda para focar em renováveis, dizem fontes

empresas

Eneva põe ativos hídricos à venda para focar em renováveis, dizem fontes

A operação não deverá ser significativa diante do porte da Eneva, mas é importante para sinalizar a estratégia e o foco da companhia

Eneva põe ativos hídricos à venda para focar em renováveis, dizem fontes
luciano-costa-de-paula

Atualizado há cerca de 1 mês

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 5 de julho – A Eneva colocou à venda algumas usinas hídricas de pequeno porte, herdadas pela empresa após a aquisição da Focus Energia, para concentrar seus investimentos em geração renovável em projetos solares e eólicos, disseram ao Scoop by Mover duas fontes com conhecimento do plano.

O potencial negócio envolve quatro centrais geradoras hidrelétricas, ou CGHs, que somam 8 megawatts em capacidade, e a Eneva está em fase de recebimento de propostas não vinculantes pelos ativos, disseram as fontes, que pediram anonimato devido a acordos de confidencialidade.

A operação não deverá ser significativa diante do porte da Eneva, mas é importante para sinalizar a estratégia e o foco da companhia, que nasceu como um grupo de gás e geração térmica e entrou em renováveis depois da compra da Focus, no final de 2021, explicaram as fontes.

Fundos de investimento estão entre os interessados pelas negociações até o momento, disse uma das pessoas próximas às conversas.

As fontes não souberam precisar o valor pedido pela Eneva pelos ativos de geração hídrica, e nem quando a operação de venda pode ser fechada. Procurada, a Eneva não comentou, informando estar em período de silêncio.

Originalmente com negócios apenas em produção de gás e geração termelétrica com combustíveis fósseis, a Eneva passou a ter ativos de energia limpa com a incorporação da Focus.

Depois da transação, ela ficou responsável por quatro CGHs em operação, além de um projeto solar em construção na Bahia, o chamado Futura I, que deve iniciar operações no quarto trimestre.

Concluídas as obras do complexo Futura, a Eneva buscará seguir crescendo em renováveis por meio de uma estratégia que mira a obtenção de contratos em leilões realizados pelo governo para novas usinas, de forma a garantir a construção de novos projetos, eólicos ou solares, disseram as fontes.

Uma das metas da companhia é tirar do papel um projeto eólico com 330 megawatts em capacidade que está em sua carteira há anos, o chamado complexo Santo Expedito.

A Eneva também pretende no futuro viabilizar uma expansão do projeto solar Futura, embora incertezas sobre a disponibilidade e o preço de equipamentos fotovoltaicos na China estejam adiando uma decisão nesse sentido, segundo as fontes.

“Estamos falando de quase 4 gigawatts em renováveis para os próximos quatro anos”, afirmou uma dessas pessoas.

Térmicas

A Eneva ainda está com expectativas elevadas para um leilão agendado pelo governo para 30 de setembro, que contratará novas termelétricas, disse uma das fontes.

A licitação, prevista na lei de privatização da Eletrobras, visa contratar usinas a gás com até 2 gigawatts em capacidade nas regiões Norte e Nordeste, que precisarão iniciar operações até o fim de 2026 e 2027, respectivamente.

“A companhia deve ter um crescimento muito significativo no segundo semestre”, disse a fonte, ao comentar os preparativos da Eneva para o leilão.

Embora tenha perspectivas de investir em novas térmicas a gás, a Eneva anunciou planos de deixar os negócios com carvão até 2040. Usinas da fonte foram responsáveis por 40% da receita líquida da empresa em 2021.

*Esta reportagem foi publicada primeiro ontem, exclusivamente ao assinantes do TC. Quer receber em primeira mão conteúdos exclusivos? Assine um dos planos do TC.

Texto: Luciano Costa
Edição: Allan Ravagnani
Imagem: Mover
Comentário: [email protected]

Nesta matéria

ENEV3

ENEVA S.A

15,59

-0,06

-0,38%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.