0

Hackers usam nuvem para minerar criptomoedas, alerta Google

criptoativos

Hackers usam nuvem para minerar criptomoedas, alerta Google

O Google alerta para os perigos impostos por hackers russos e norte-coreanos, que enganam usuários com mensagens maliciosas

Hackers usam nuvem para minerar criptomoedas, alerta Google
nicolas-meireles-nogueira

Atualizado há 7 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 25 de novembro – Cerca de 86% dos ataques sofridos pelo serviço de nuvem do Google, o “Cloud”, foram feitos para minerar criptoativos, segundo reportagem veiculada nesta quinta-feira, 25, pelo The Guardian, que também alerta para os perigos impostos por hackers russos e norte-coreanos.

De acordo com o Google, cibercriminosos estão usando contas hackeadas da nuvem para mineração de criptomoedas, atividade que demanda alto poder de processamento. Muitos são apoiados pelos estados da Rússia e Coreia do Norte e enganam usuários com mensagens maliciosas.

Por conta disso, a empresa recomenda os usuários do seu serviço a utilizarem autenticação de dois fatores, o que pode proteger a conta mesmo que a senha tenha sido roubada.

Hackers e criptomoedas

Apesar da atratividade e do aumento da demanda, as criptomoedas possuem muita volatilidade. Suas cotações têm grandes flutuações em curtos períodos de tempo, parte do motivo de o Bitcoin ainda não ter decolado como meio de pagamento global, embora sua aceitação em corporações mundo afora seja crescente .

Além disso, os movimentos erráticos de mercado, a possibilidade de roubo de registros de criptomoedas por hackers e a suspeita de manipulação de mercado também fazem parte do risco do investimento.

Muitas operações envolvendo criptomoedas são realizadas de forma não regulamentada, com riscos operacionais e regulatórios. É possível encontrar diversos casos em que o dinheiro simplesmente some, é roubado por um hackers ou o investidor sofre um golpe financeiro.

Por outro lado, o risco de controle da moeda por meio do governo com medidas regulatórias ao passo que as criptomoedas ganham notoriedade pode afastar investidores.

Texto: Nicolas Nogueira
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.