0

Vieira: Chapa Lula-Alckmin fortaleceria visão de centro, lado fiscal na agenda de mais gastos

colunas

Vieira: Chapa Lula-Alckmin fortaleceria visão de centro, lado fiscal na agenda de mais gastos

No cenário de confirmação de vitória de Lula, a chapa com Alckmin poderia trazer maior previsibilidade aos agentes econômicos

Vieira: Chapa Lula-Alckmin fortaleceria visão de centro, lado fiscal na agenda de mais gastos
leopoldo-vieira-teixeira

Atualizado há 7 meses

Ícone de compartilhamento

Uma eventual chapa formada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin poderia limitar ainda mais o espaço de crescimento de uma terceira via em 2022, mas, também, reduzir o ímpeto da retomada de um Estado forte na economia, assim como ajudar a convergir a atual polarização para mais próximo do centro.

No cenário de confirmação de vitória de Lula, a chapa com Alckmin poderia trazer maior previsibilidade aos agentes econômicos quanto ao destino da dívida, juros e câmbio, em virtude da visão de austeridade e liberal na economia historicamente defendida pelo ex-governador.

A negociação programática entre forças de orientação econômica distintas ainda poderia impactar na maior sustentabilidade de mais gastos públicos, sobretudo sociais e em infraestrutura. Isso impulsionaria a atividade e atenderia ao desemprego e aumento da pobreza causados pela pandemia.

Essa agenda também tem sido buscada pelo atual governo e sua base aliada no Congresso.

Situação de Alckmin

No plano eleitoral, Alckmin aparece liderando as pesquisas para o governo de São Paulo, um ativo que tem dificultado a costura da aliança com o petista, segundo agências e colunistas.

A posição na disputa paulista é justamente o benefício que Alckmin poderia agregar a Lula, levando o ex-presidente para mais perto de definir o pleito já no primeiro turno.

Afora, Alckmin tem o potencial de arrastar parte do sentimento antigoverno do eleitorado de centro, devido às posições polêmicas do presidente sobre vacinas, isolamento social, visão nos costumes e considerados ataques às instituições.

Aliança Lula-Alckmin

Na última pesquisa Exame/Ideia, Lula marcava 17 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, ambos bem à frente de nomes alternativos, como os melhores posicionados na terceira colocação, Ciro Gomes e Sergio Moro.

Analistas acreditam, também, que o espaço de 36% para o voto que não seja em Lula ou Bolsonaro, segundo o PoderData, poderia ser preenchido parcialmente por Alckmin na aliança com Lula, seu rival de 2006.

A aderência do acordo já foi testada pelos dois políticos. Lula afirmou que tem profundo respeito por Alckmin e que não há diferenças com ele que sejam intransponíveis. O ex-governador confirmou que as divergências podem ser superadas e disse que se sentiu honrado com a lembrança de seu nome para vice.

O acordo dependerá dos desdobramentos do jogo eleitoral em São Paulo, mas também da diluição de resistências entre aliados dos dois, que acusam a aliança de incoerência, alertando sobre riscos de perderem votos em seus quintais.

Contudo, outros interlocutores avaliam que um viés plebiscitário sobre Bolsonaro em 2022 evitará tais perdas.

Em resumo, a chapa pode não acontecer e, mesmo que aconteça, terá de enfrentar um Bolsonaro blocado com o Centrão e um Auxílio Brasil de R$400 tentando a reeleição.

Ainda assim, a iniciativa embute expectativa positiva de que, caso Lula consolide seu favoritismo, haja um forte elemento centrista em sua gestão, para fortalecer o lugar do equilíbrio fiscal dentro da agenda de mais gastos públicos que vai se impondo.

Coluna: Leopoldo Vieira
Arte: Vinícius Martins / Mover


DISCLAIMER: As informações disponibilizadas na coluna são meramente opiniões do COLUNISTA na data em que foram expressas e não declarações de fatos ou recomendações para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários, ou ainda, qualquer recomendação de investimento.

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.