Análise técnica: On Balance Volume

Análise técnica: On Balance Volume

tcschool

29 JUL

1 MIN

Análise técnica: On Balance Volume

Nesse texto você aprenderá o funcionamento do On Balance Volume. Além disso, veremos alguns exemplos na prática de utilização desse indicador na análise técnica. Para facilitar o entendimento, dividimos o texto nos seguintes tópicos:

  • On Balance Volume: entenda o que significa esse indicador
  • Exemplos: utilizando o OBV na prática
  • Indicações de materiais extras
  • Reflexões para os investidores

Boa leitura!

On Balance Volume

Leia mais sobre análise técnica:

On Balance Volume: entenda o que significa esse indicador

On Balance Volume (OBV) é um indicador utilizado para medir a pressão compradora e a pressão vendedora em um determinado ativo. No cálculo, o OBV soma o volume negociado nos períodos de alta e subtrai o volume negociado nos períodos de baixa. Isso resulta no Saldo de Volume (como é conhecido o OBV no Brasil). Ele rastreia a força da tendência, identificando possíveis reversões, sinalizando o surgimento de novas tendências.

Exemplos: utilizando o On Balance Volume na prática

Dessa forma, agora que conhecemos o conceito do OBV, vamos analisar esse indicador na prática.

Fonte: Tradingview

Diante disso, é possível perceber que o indicador rompeu a congestão de volume positivo antes do rompimento do topo anterior. Sendo assim, antecipando a operação no papel.

Fonte: Tradingview

Dessa forma, nesse exemplo, vemos a possibilidade de operar as extremidades do volume. Para esse tipo de operação, é necessário um pouco mais de cuidado. Assim, o ideal seria realizar um estudo do papel para entender onde são os pontos que estatisticamente existe possibilidade de correção.

Reflexões para os investidores

Por fim, é necessário compreender que o uso indiscriminado do OBV, assim como de qualquer indicador, será prejudicial ao investidor, ao invés de ajudá-lo. Nesse sentido, antes de utilizar qualquer indicador, é interessante fazer um backtest no papel em que o investidor pretende utilizá-lo. Dessa forma, o investidor poderá compreender se o risco retorno é aceitável e a esperança matemática é positiva, ajudando bastante para o sucesso do seu setup.

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

A sua escola como investidor

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.