Mercado fracionário de ações: entenda o que é e como investir

Mercado fracionário de ações: entenda o que é e como investir

beatriz-ferreira

28 JUN

4 MIN

Mercado fracionário de ações: entenda o que é e como investir

Primeiramente, para entender como funciona o mercado fracionário, é preciso saber que no mercado comum de compra e venda de ações, elas são negociadas em lotes, normalmente esses lotes possuem um número mínimo padrão de ações, na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) os lotes-padrão podem conter 10, 100 ou 1.000 ações.

Uma opção para quem deseja investir em ações sem precisar comprar o lote mínimo padrão é o mercado fracionário, como o próprio nome sugere, será adquirido apenas uma fração, uma parte do lote. Nesse caso, é possível que investidores, mesmo com pouco capital para investir, possam adquirir suas ações.

Vamos entender melhor o que é esse mercado e como ele funciona? Discutiremos no texto de hoje aspectos relevantes dessa temática, a partir dos tópicos a seguir:

  • O que é o mercado fracionário de ações?
  • Mercado fracionário x mercado integral
  • Como investir nesse mercado?
  • Vale a pena investir no mercado fracionário?
  • Considerações finais

O que é o mercado fracionário?

Quando o sistema de Home Broker começou a ser utilizado por investidores no início dos anos 2000, ainda era preciso possuir uma quantidade de capital relevante para investir, pois as taxas de corretagem cobradas eram bem altas, todavia esse cenário mudou ao longo do tempo, pois as corretoras passaram a cobrar taxas mais baixas, o que possibilitou aos investidores comprar com uma liquidez melhor no mercado fracionário.

O mercado fracionário é onde as ações podem ser negociadas sem a obrigatoriedade de um lote mínimo, sendo possível adquirir ações com pouco dinheiro.

Para compreender como funciona esse mercado, vamos ver o seguinte exemplo:

Em uma negociação de um ativo que vale 50 reais e comprando o lote de 100 ações, é preciso ter 5.000 reais em conta para conseguir investir.No mercado fracionário o investidor consegue comprar lotes inferiores a 100 ações, conseguindo comprar apenas 1 ação, ou seja, se você quer comprar 1 ação de uma empresa que vale 50 reais, com esse valor em conta já é possível fazer essa negociação.

Mercado fracionário x mercado integral

A diferença entre esses dois mercados está na quantidade de ações negociadas em uma transação. No mercado fracionário é possível comprar entre 1 e 99 ações, já no mercado integral é preciso comprar um lote inteiro.

No mercado integral de 100 ações, caso o investidor deseje investir mais, precisará adquirir 200 ações e assim sucessivamente. Mesmo que sejam negociados os mesmos ativos em ambos os mercados, as transações neles ocorrem de forma independente.

Como investir nesse mercado?

Para começar a investir no mercado fracionário o processo é bem simples, pois segue os mesmos passos do processo normal de investir em ações.

Primeiramente, será necessário acessar uma corretora de investimentos, em seguida, ir para o Home Broker, onde acontecerá a compra e venda das ações. O próximo passo é localizar a ação que deseja investir e acrescentar ao final do código a letra “F”, indicando que aquela ação que você vai operar é fracionada.

Por exemplo, se você quer investir no Magazine Luiza, o código para adquirir o lote padrão é MGLU3, já na compra fracionada basta adicionar a letra “F”, ficando da seguinte forma MGLU3F. Para facilitar o entendimento, é ilustrado nas figuras a seguir essas duas formas de operar:


Fonte: elaboração própria (2022).

Na ilustração é possível visualizar as opções de compra de um lote com 100 ações e a opção de apenas 1 ação do Magazine Luiza, dessa forma, basta indicar quantas ações deseja comprar e finalizar a transação.

Alguns exemplos de como fica o ticker (código) da ação no mercado fracionário:

  • VALE3F – Vale S.A
  • BBAS3F – Banco do Brasil
  • BIDI11F – Inter
  • PETR4F – Petrobras
  • ITSA4F – Itausa

Vale a pena investir no mercado fracionário?

Indo direto ao ponto… depende!

Antes de investir neste ou qualquer outro mercado, alguns pontos precisam ser observados: os objetivos no momento de investir, quanto você dispõe de capital para investir e quanto tempo pretende investir.

Investir em ações sempre possui riscos, e algo importante no momento de investir e tentar minimizar esses riscos é ter em mente que é preciso diversificar os investimentos, não investindo tudo o que possui em uma mesma ação, comprar no mercado fracionado possibilita essa diversificação da carteira.

Já vimos que não é preciso comprar um lote inteiro para conseguir investir, caso seja um investimento em uma empresa nova, onde não é conhecido o desempenho dela, é possível comprar apenas frações dessa empresa, dessa forma, não estará arriscando todo o capital que possui.

Para investir é preciso estudar e planejar, tudo tem que estar de acordo com os seus objetivos. Outro ponto importante a ser observado são os custos operacionais envolvidos nas operações do mercado fracionário, bem como a liquidez das ações nesse mercado.

Existe hoje no mercado corretoras que oferecem taxas mais baixas para esse tipo de operação, e que possuem crescente liquidez, mesmo ainda sendo inferior a liquidez do lote padrão, devido ao volume de compra e venda nele ser menor.

Considerações finais

Com base nas explicações do texto, fica evidente que o mercado fracionário desmistifica a ideia de que é preciso ter muito dinheiro para começar a investir.

É possível investir em ações dispondo de pouco capital. Vimos que não é preciso comprar um lote inteiro para conseguir investir, não sendo preciso arriscar todo o capital que temos para fazer novos investimentos.

Agora, depois de todos os esclarecimentos trazidos, basta seguir os passos mencionados neste artigo e começar os seus investimentos!

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Membro do projeto Educação Financeira para Toda a Vida

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.