Veja alguns tipos de investimentos de alta liquidez

Veja alguns tipos de investimentos de alta liquidez

tcschool

07 DEZ

4 MIN

Veja alguns tipos de investimentos de alta liquidez

Para investir de uma forma segura no mercado de capitais, é importante estar atento aos investimentos de alta liquidez. No texto de hoje, você irá entender a importância do indicador na hora de resgatar seus investimentos.

Na hora de investir é bom compreender a relação de alguns fatores que podem influenciar os seus investimentos. Um destes fatores é a capacidade de vender o ativo no mercado. Dessa forma, um investimento de alta liquidez traz mais facilidade para transformar os seus ativos em dinheiro a curto prazo. 

No texto a seguir, vamos mostrar como este indicador pode influenciar na rentabilidade do investimento e citar os principais ativos de alta liquidez presentes no mercado brasileiro. Também vamos abordar a sua relação com alguns mercados relativamente novos, como o mercado de crypto

Boa leitura!

O que é liquidez? 

Para começar, a liquidez se caracteriza como a capacidade de transformar um ativo em dinheiro. Quando você aplica dinheiro em um CDB, por exemplo, o ativo passa a representar o seu capital. Logo, para transformá-lo novamente em dinheiro na sua conta, é preciso resgatar o valor investido. 

Como funciona na prática? 

Um investimento de alta liquidez é aquele em que esse resgate pode ser feito de forma rápida. Quando falamos em investimento de liquidez diária, por exemplo, queremos dizer que é possível resgatar o capital investido a qualquer momento. 

Logo, o nível de liquidação do investimento pode ser conferido pela expressão “D +1”, sendo o “D” representando o dia do pedido de resgate e o número 1, que pode ser substituído por qualquer número, significando a quantidade de dias necessários para que o resgate seja concluído. 

Um ativo D+5, por exemplo, pode ser resgatado cinco dias após o pedido de resgate do investimento. 

Com isso, geralmente, ativos de renda fixa têm alta liquidez por terem prazo de vencimento e apresentarem possibilidades de resgate diário em alguns ativos financeiros.

Já ativos de renda variável como ações ou até mesmo outros mercados, como o de criptomoedas, tem este indicador bastante variável, dependendo da demanda do mercado pelo criptoativo. 

Se muitas pessoas procuram bitcoin para comprar, por exemplo, a liquidez desse ativo pode ser considerada alta. Agora, se o bitcoin está com pouca demanda no mercado, a liquidez é baixa porque se torna mais difícil transformar esse ativo em dinheiro. 

Investimentos de alta liquidez no mercado financeiro

Confira abaixo os principais investimentos de alta liquidez do mercado:

CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título privado de renda fixa emitido por algum banco. Existem muitos CDBs com possibilidade de liquidez diária ou de curto prazo, o que caracteriza esse tipo de investimento como de alta liquidez. 

Fundos de Investimento 

Os fundos de investimentos apresentam regras específicas sobre liquidez. A opção de fundos de alta liquidação são os fundos DI, que são fundos de investimento de renda fixa de liquidez diária ou de curto prazo. 

Dessa forma, é possível que o cotista receba o dinheiro no mesmo dia do pedido de resgate ou em até cinco dias após realizar o pedido. Essa é uma alternativa no mercado de fundos de investimentos para quem busca por uma alta liquidez. 

Tesouro Selic 

O Tesouro Selic é um dos investimentos mais acessíveis do Tesouro Direto. Esse é o único título do Tesouro Nacional que oferece liquidez diária e praticamente elimina as chances de perder dinheiro ao fazer o resgate. 

Já outros títulos, como o Tesouro IPCA, por exemplo, possuem liquidez diária, mas com chances maiores de perda ao fazer o resgate. 

Contas digitais que rendem 

As contas digitais remuneradas são aquelas que fazem o dinheiro render todo dia. Elas se tornaram bastante populares, principalmente entre as fintechs no mercado brasileiro

Nestas contas, o seu dinheiro é aplicado e rende uma porcentagem do CDI, e podem ser liquidados diariamente, possibilitando o saque de valores a qualquer momento.

Como a liquidez influencia na rentabilidade? 

Antes de fazer um investimento, é preciso entender como a indicador influencia na rentabilidade. Rentabilidade é o potencial de retorno de uma aplicação financeira. Logo, quanto maior a rentabilidade, maior é o risco do investimento. 

O investimento em ações, por exemplo, é considerado de alto risco por ter uma volatilidade muito grande. Dessa forma, por mais que o ativo possa ter uma alta liquidez devido à forte procura pela compra, os riscos de perda também são maiores, já que talvez não seja possível vender o ativo pelo mesmo valor de compra. 

Por isso, geralmente, os ativos de maior liquidez são os investimentos de renda fixa. Por terem um nível de risco mais baixo, a rentabilidade é menor, e isso faz com que, por exemplo, a liquidez diária seja possível em muitos ativos, já que quase não há chance de perda de dinheiro. 

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

A sua escola como investidor

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.