Conheça a estratégia de investimento buy and hold

O mercado financeiro de ações vem crescendo exponencialmente entre investidores pessoa física, especialmente no Brasil. Segundo dados da B3, o quantitativo de investidores individuais atingiu a marca de 4,304 milhões em março, um crescimento de 43,7% frente a março de 2021.
Sendo assim, este ambiente mostra a relevância da temática educação financeira. Além disso, nos faz refletir a respeito das diversas estratégias para se obter renda passiva no mercado financeiro, dado o ambiente econômico e político do país, com altas taxas de desemprego, inflação persistente e altos patamares de taxa Selic.
Neste contexto, uma das técnicas mais famosas e utilizadas por investidores, em especial aqueles que possuem um perfil mais conservador, é a metodologia do Buy and Hold.
Dessa forma, é justamente sobre esta estratégia de investimentos que nos debruçaremos no texto de hoje. O debate segue os seguintes tópicos:
- O que é o buy and hold?
- Exemplo gráfico
- É possível ganhar dinheiro com essa estratégia?
- Pesquisa nacional recente
- Considerações finais
O que é o buy and hold?
Primeiramente, precisamos saber que a metodologia de “Comprar e Segurar”, ou ainda, seu termo mais comumente utilizado pelo mercado financeiro, “buy and hold”, é uma estratégia de investimento desenvolvida pelo renomado investidor inglês Benjamin Graham.
Graham é autor do livro “O Investidor Inteligente”, lançado em 1949 e utilizado até hoje como base para grandes investidores do mercado.
Além disso, Benjamin Graham vivenciou a crise de 1929, conhecida como “A grande Depressão”, e por ela não passou ileso, perdendo vultosos valores. A partir de então, despendeu esforços para estudo e elaboração de uma nova estratégia de investimento no mercado de ações (value investing) que gerasse maior segurança, praticidade e rentabilidade ao investidor.
O autor estabeleceu critérios para selecionar boas ações com base em análises fundamentalistas. Segundo sua teoria, os ativos de boas empresas continuam a crescer e gerar lucros no longo prazo.
Entre suas estratégias, Graham buscava empresas líderes em seu setor, com alto grau de independência financeira, dividendos constantes, lucros crescentes, entre outros aspectos.
O termo “buy” está atrelado a ser detentor de papéis de empresas sólidas e que tenham boas perspectivas. Enquanto “hold” designa aquele investidor que pensa no longo prazo e não possui intenção de vender aquele ativo.
A finalidade está no ganho de capital pelo recebimento de dividendos ou ainda a valorização exponencial do papel ao longo dos anos, por meio dos juros compostos.
- Leia também: “O Investidor em Ações de Dividendos”
Exemplo gráfico do buy and hold
Com o intuito de ilustrar na pratica a ação do tempo nos papéis das companhias, bem como solidificar a premissa fundamental do buy and hold, no gráfico um abaixo é apresentada a movimentação da ação do Banco do Brasil (BBAS3) para o período de 1 ano (curto prazo) e 5 anos (longo prazo).
Gráfico – Análise comparativa da BBAS3 em 1 e 5 anos.

Fonte: Google Finanças, 2022
É perceptível a atuação do tempo no ativo da empresa, enquanto para o período de um ano (junho de 2021 a junho de 2022) o investidor estaria com uma perda acumulada de menos 2,40%.
Para a janela de 5 anos, apesar de grandes oscilações no mercado, o holder estaria usufruindo um aumento de 25,68% na sua carteira de investimentos, fora o recebimento de dividendos.
É possível ganhar dinheiro com essa estratégia?
Muitos são os investidores, nacionais (Luiz Barsi Filho) e internacionais (Warren Buffet), que seguem a estratégia do buy and hold e são detentores de recursos financeiros bastante expressivos. A título de informação, Parisotto possui uma fortuna estimada em R$ 11 bilhões, enquanto o Warren Buffett, US$118 bilhões.
Recentemente, em uma notícia veiculada pela revista EXAME, os bilionários brasileiros Luiz Barsi Filho e Lírio Parisotto, dois dos maiores investidores brasileiros, compartilham suas experiências e comentam suas estratégias de investidos, pautadas na mecânica do Buy and Hold.
Lírio Parisotto tece algumas críticas relacionadas a prática de trocas constantes de ações do investidor pessoa física no mercado brasileiro. De acordo com Parisotto, esta movimentação não é positiva para o investidor. A compra e venda constante de ativos eleva os custos de investimentos e pode acarretar maior pagamento de tributos.
Pesquisa nacional recente
Em uma pesquisa qualitativa recente que tinha como intuito analisar a possibilidade de se obter a independência financeira usando a estratégia de investimento buy and hold, foram analisados por meio de questionário 114 respondentes com foco na região nordeste, em especial o Rio Grande do Norte.
No que tange ao perfil demográfico, apresentou-se um massivo corpo de respondente do sexo masculino, com idade entre 18 e 29 anos, com ensino médio completo e renda de até 2 salários-mínimos.
Entre os principais achados, observa-se que apesar de maioria das pessoas considerar ser mais fácil ganhar dinheiro durável com investimentos, cerca de 53% dos respondentes admitem não conhecer o significado o termo “Renda Passiva” e apenas 8 respondentes afirmaram possuir um bom nível de experiência com o buy and hold.
O cenário evidenciado pela pesquisa ilustra a necessidade da disseminação de conhecimento a respeito da educação financeira e estratégias de investimentos mais sofisticadas, em especial, em níveis mais iniciais de formação educacional.
Considerações finais
Portanto, abordamos a estratégia de investimento denominada buy and hold, metodologia seguida por alguns dos maiores gurus de investimento do mundo. A premissa consiste em aplicar e manter bons papéis na carteira de investimentos, com base em fundamentos, até que seus objetivos de retornos sejam atingidos.
Entretanto, é mister salientar que, nos casos em que as premissas iniciais relacionadas a companhia não se sustentam ao longo dos anos e a medida em que a empresa perca seus fundamentos, se desfazer da aplicação pode ser a alternativa mais prudente.
Buy and Hold não significa buy and forget (comprar e esquecer). Assim, é necessário ainda um acompanhamento periódico nos investimentos feitos, análise dos fundamentos e premissas até então estabelecidas, alinhando aquilo que foi planejado inicialmente ao cenário atual da empresa.
- Leia também: Retorno esperado das ações no longo prazo
Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.
Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.
A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!
Referências
B3. B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, 2022. Página inicial. Disponível em: <https://www.b3.com.br/pt_br/noticias/5-milhoes-de-contas-de-investidores.htm>. Acesso em: 11 de jun. de 2022.
GRAHAM, Benjamin. O Investidor Inteligente. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2019.
MAMONA, Karla. Barsi e Parisotto: o segredo dos dois maiores investidores da bolsa. Revista Exame, 2022. Disponível em: <https://exame.com/invest/onde-investir/barsi-e-parisotto-o-segredo-dos-dois-maiores-investidores-da-bolsa/>. Acesso em: 11 de jun. de 2022.
SILVA, Victor Hugo Macário Nunes. Renda passiva: a busca pela independência financeira com a estratégia Buy and Hold. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

E-BOOK
Análise Fundamentalista
Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.
Artigos relacionados
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.