ESG pode ser sinônimo de menor risco nas empresas?

ESG pode ser sinônimo de menor risco nas empresas?

lucas-cotrim

19 MAI

4 MIN

ESG pode ser sinônimo de menor risco nas empresas?

Olá, investidor! No artigo de hoje, vamos tratar mais uma vez sobre o ESG. Dessa vez, vamos refletir sobre o seguinte questionamento: Seria o ESG uma ferramenta eficiente quando usado para representar um menor nível de risco para uma empresa, ao compará-la com outra de setor semelhante? Então, se atente nos assuntos abaixo.

  • Afinal, o que é o ESG?
  • ESG funciona mesmo?
  • ESG serve como métrica isolada?
  • O que o ESG nos indica?
  • Conclusão

Afinal, o que é o ESG?

As práticas de ESG têm se tornado cada vez mais comuns entre as empresas. Mas afinal, qual o significado desse termo?

Bem, a sigla significa “Environmental, Social, and Governance”. Ou seja, as companhias associadas a esse termo têm demonstrado preocupação em manter práticas de excelência em termos de sustentabilidade, impactos na sociedade como um todo e também em governança corporativa.

Dessa forma, empresas que recebem essa denominação têm tudo para apresentarem riscos abaixo da média do mercado, uma vez que prezam pela transparência e por manter boas práticas de sustentabilidade.

Assim, elas começam a ser observadas como alternativas mais seguras em relação aos seus pares que ainda não atingiram os critérios para serem listadas como ESG.

ESG funciona mesmo?

Contudo, qual seria a real importância e eficiência de levar esse fator em conta, quando o critério central utilizado é buscar ativos de baixo risco, sem abrir mão de conseguir rentabilidades interessantes?

Para responder essa pergunta, é preciso entender que, mesmo sendo possível que bons investimentos tenham uma combinação de baixo risco e retornos relativamente interessantes, é necessário um prêmio de risco em relação ao que se considera aplicação mais segura.

Basicamente, o mercado espera que ativos mais voláteis apresentem retornos maiores. Assim, os ativos fariam sentido no portfólio de uma carteira bem diversificada.

Com isso, é de se esperar que, quando um ativo passe a ser percebido como mais arriscado do que se mostrava anteriormente, o mesmo passe por uma desvalorização.

Dessa forma, seus múltiplos tendem a se adequar ao que se espera de uma ação capaz de gerar o retorno esperado para compensar a nova interpretação de que o mesmo não apresenta o nível de segurança imaginado anteriormente.

Para que isso fique melhor ilustrado, segue abaixo um gráfico:

O gráfico sinaliza que, quando uma empresa antes listada como ESG passa a ser considerada fora dessa classificação, a mesma passa por um grande aumento de volatilidade.

A incerteza vinda desse aumento de volatilidade será responsável por uma grande pressão de queda nas cotações, fator determinante na possível desvalorização de curto prazo na empresa. Isso, por sua vez, pode gerar uma perda de rentabilidade de curto prazo em fundos que a possuem.

Posto isso, é possível determinar que empresas que já se adequam ao ESG sofrerão uma enorme pressão caso não seja possível mais classificá-las dessa forma. Por isso, é interessante que a companhia preze por se manter adequada aos critérios que as definem como tal.

ESG serve como métrica isolada?

Apesar disso, a classificação ESG não é fator determinante para que a companhia apresente baixo risco. Isso porque nenhuma análise pode levar em conta critérios ou indicadores isolados. Além disso, é fundamental que se utilize diversas ferramentas para uma alocação de portfólio bem diversificado.

Para tanto, é necessário que essa carteira de ativos se enquadre no seu perfil de investidor e esteja alinhado com seus objetivos de longo prazo. O equilíbrio entre as classes selecionadas poderá dar mais tranquilidade ao investidor.

Portanto, é possível determinar que o ESG é uma métrica muito interessante quando se busca focar em redução do Beta da carteira, mesmo que não seja suficiente de forma isolada.

Por isso, é possível que o termo se torne cada vez mais popular com o passar do tempo, e os chamados fundos ESG continuem se tornando cada vez mais comuns.

O que o ESG nos indica?

A implementação da classificação ESG é um sinal de que é possível combinar questões sociais com o mercado de capitais, de forma a demonstrar como a união dos mesmos é importante na construção de um mercado sustentável como um todo.

Tanto do ponto de vista financeiro, como do ponto de servir a sociedade auxiliando na preservação e no uso prolongado dos recursos que temos à disposição para movimentar a sociedade moderna.

Empresas que se mostram interessadas em manter práticas de governança de acordo com o que se considera adequado do ponto de vista, social, ambiental e de transparência são aquelas que sinalizam ter uma gestão alinhada com tendências que se mostram cada vez mais fortes.

Conclusão

A partir disso, é possível compreender o porquê da nova utilidade que vem sendo atribuída para o ESG, e como pode ser interessante se atentar na forma como as companhias enxergam as questões abordadas pela a sigla.

Com o passar dos anos e o amadurecimento do mercado de capitais, podemos perceber como as análises de empresas se tornam cada dia mais sofisticadas ao estudar as empresas sobre novos aspectos.

Por fim , queremos saber a sua opinião a respeito do tema abordado. Você acredita que esse tipo de análise faz sentido ? Pretende considerar esses fatores em suas análises e seleção de ativos?

Se você está começando, indicamos o curso básico sobre investimentos. Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no InstagramYouTube e no TikTok. Acompanhe!

Graduando em Engenharia de Materiais (UFF) | Coordenador de Marketing na Liga de Mercado Financeiro da UFF-VR

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.