Principais erros do day trader iniciante que você pode evitar

Principais erros do day trader iniciante que você pode evitar

jose-lucas

30 JUN

4 MIN

Principais erros do day trader iniciante que você pode evitar

O mundo dos investimentos é totalmente desafiador, acaba instigando diversas emoções no ser humano, podendo levar ao erro na hora de investir.

Quando aumentamos a frequência com que fazemos operações no mercado, isso tende a aumentar. Agora imagine fazer isso diversas vezes no dia, vendo seu patrimônio subindo e descendo loucamente. Pois é, essa categoria de investimento é chamada de Day Trade, também conhecida como a Fórmula 1 desse mercado.

Mas Lucas, por que a Fórmula 1?

Por conta da sua velocidade, rapidez e alta frequência. Para se tornar um bom operador day trader, além do perfil, muito tempo de experiência, algo que a maioria das pessoas não acumula antes de se jogar de cara. E é exatamente aí que mora o perigo.

Nesse sentido, tomei a liberdade de listar alguns dos principais erros que os iniciantes cometem ao entrar nesse mundo, e o último é o mais importante de todos.

Boa leitura!

1 – Day Trader que aceita qualquer sinal de entrada

Quando o day trader começa, é comum querer operar mais e mais, porém isso é um grande erro, pois acabamos entrando em operações que não deveriam acontecer. Ou seja, apesar do setup estar dando o sinal de entrada, não necessariamente você precisa apertar o gatilho.

Nesse sentido, é preciso analisar o contexto em que está o mercado antes de entrar, tendo critérios objetivos do que é ou não um bom sinal, como por exemplo, a amplitude do candle de entrada, sendo necessário ter um candle amplo e com volume acima da média para aceitar essa operação.

Podemos ver um exemplo logo abaixo de uma operação utilizando apenas o critério da amplitude dos candles, isto é, price action puro. A entrada seria na ativação do padrão conhecido como fundo duplo, com uma barra ampla, denotando força por parte dos compradores, tendo um alvo longo, para um stop curto.


Fonte: TradingView, Gráfico da Petrobras (PETR4)

2 – Operar rompimentos esticados

É comum o day trader iniciantes querer operar todos os tipos de rompimentos, isto é, um candle que consiga ultrapassar a máxima do último topo formado.

Porém, nem todos os rompimentos são verdadeiros e nem todos estão em um bom momento para operar.

Imagine a situação em que você espera mercado dar uma oportunidade, mas ele segue subindo forte e não faz nenhum recuo para deixar uma melhor relação risco x retorno.

Ainda na situação, você decide comprar quando ele romper a máxima anterior, porém não percebe que ele já subiu demais, com indicadores, como o Índice de Força Relativa (IFR), por exemplo, já em região de sobre compra e os preços longe das médias.

Sendo assim, é nessa hora que a situação fica complicada, pois o mercado começa a ceder e recuar mais forte do que você imaginava.

O day trader tem de estar atento aos indicativos e estabelecer os momentos de entrada e saída!

Assumindo que você colocou o stop no lugar correto, isto é, no último fundo, ainda verá seu capital se deteriorando mais e mais a cada minuto que passa.

Nesse sentido, esse erro vai de encontro com o primeiro, quando você estipular critérios objetivos para a entrada na operação, começará a ter melhores resultados.

3 – Controle de risco

Já bati nessa tecla diversas vezes não só no TC School mas como também em vídeos dentro da TC Station. O gerenciamento de risco é a principal ferramenta que separa ganhadores e perdedores nesse mercado.

Imagina que estamos brincando de cara e coroa e, toda vez que você ganha, leva R$5,00 e, toda vez que perde, me paga R$10,00. No longo prazo, como estamos com chances de 50/50, você tende a perder mais do que ganhar, falando em termos monetários.

Então, a ideia do gerenciamento é jogar isso ao nosso favor.

Se olharmos a maioria dos sistemas de trading, observamos taxas de acertos próximas a isso, algumas com mais, outras com menos. Mas a ideia principal é que, quando ganharmos, ganhar mais do que quando perdemos.

Para isso, separei três vídeos mostrando algumas técnicas para lhe explicar como pode fazer esse gerenciamento de forma eficiente:

No mais, é isso! Espero que tenha clareado a sua mente e te ajudado a não cometer mais erros ou, ao menos, minimizá-los no mercado. Abraços e bons negócios!

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram e no TikTok. Acompanhe!

Graduando em Ciências Econômicas pela UFPB | Estagiário de Análise Técnica do TC

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.