O que são Asset Management?

O que são Asset Management?

lucas-nogueira

08 MAR

7 MIN

O que são Asset Management?

O que são Asset Management? Na tradução, o significado é gestão de ativos. Para esclarecer, o conceito é um termo comum para quem já pensou em delegar seus investimentos a empresas de investimento profissionais.

Portanto, se você deseja saber mais sobre este tipo de gestão de ativos, elencamos abaixo as principais companhias de Asset Management no Brasil e nos EUA, focando em mostrar como elas funcionam, a diferença entre uma Asset, uma Wealth Management e corretoras de valores, além de discutir o público indicado para cada tipo de negócio.

O artigo está dividido nos seguintes tópicos:

  • Empresas de Asset Management
  • Diferentes tipos de gestão de ativos
  • Buy-side vs. Sell-side
  • Prós e contras deste tipo de investimento
  • Asset, Wealth Management e Corretoras de Valores
  • 10 maiores Asset Management do mundo
  • 10 maiores Asset Management do Brasil

Boa leitura!

Empresas de Asset Management (AMC)

  • Empresas de Asset Management (AMC) são empresas que investem e administram os fundos dos seus clientes;
  • As assets também criam índices de referências e podem desenvolver produtos personalizados, como os ETFs temáticos;
  • Enquanto as assets focam em produtos de investimento, as wealth managements oferecem uma ampla gama de serviços desde planejamento financeiro, até aposentadoria e herança;
  • Por outro lado, as corretoras são instituições financeiras que oferecem produtos financeiros e assessores de investimento. Mas não gerenciam os ativos dos clientes.

O que são Asset Management?

Uma empresa de gestão de ativos (Asset Management) é uma empresa que investe e administra os fundos dos seus clientes. Como são compostas por diversos profissionais, que cobrem produtos variados de investimento, elas alocam o capital em diferentes produtos financeiros, incluindo:

  1. Ações;
  2. BDRs – Brazilian Depositary Receipts;
  3. Títulos de renda fixa e corporativos;
  4. Imóveis e recebíveis imobiliários;
  5. Moedas e commodities.

Como são vários ativos, uma Asset não foca apenas em um produto, como é o caso dos fundos. Geralmente, uma Asset foca em um portfólio de ativos. Esse portfólio é montado buscando atingir uma diversificação adequada para proteger o patrimônio e evitar oscilações. No mais, muitos gestores de portfólio, por serem investidores institucionais, possuem acesso a mercados e ativos que um investidor mediano não tem acesso.

Como é um serviço que atua terceirizando o investimento, é comum que uma Asset contrate profissionais com alta capacitação na área de finanças e investimentos. Como esse capital humano não é barato, o custo de um serviço de Asset Management é alto e quem acaba contratando serviços de gestão de ativos são clientes de alta renda.

Junto com carteiras individuais, uma Asset Management também gerencia fundos de hedge e fundos de pensão. Além disso, uma Asset também podem gerenciar fundos multimercado, FIAs e demais produtos de gestão ativa.

Já na gestão passiva, algumas Assets também atuam na criação de índices. Por exemplo, índices proprietários que seguem alguma estratégia de ações ou títulos. Com esses índices, algumas Assets desenvolvem ETFs – Exchange Traded Funds.

A figura abaixo, resume o trabalho de uma Asset Management: os investidores contratam as empresas de Asset Management, que por sua vez, procuram selecionar os produtos financeiras nos segmentos de renda fixa, ações, fundos multimercado, cambiais, previdência, ETF, fundos imobiliários e vários outros. Se essas Assets possuírem uma maior capacidade de selecionar ativos, os retornos serão maiores e compensarão os custos de administração.

Fonte: Elaboração própria.

As maiores Assets do mundo, incluem o Vanguard Group, Western Asset, o Fidelity Investments e T. Rowe Price. No Brasil, temos casas como a XP Asset Management, Alaska Asset Management, Mirae Asset Management, Safra, Verde Asset, Constellation Asset Management, Versa, dentre outras. No final do artigo, listamos as maiores empresas.

Diferentes tipos de empresas de Asset Management

As empresas de Asset Management possuem muitas formas e estruturas diferentes, tais como:

  • Fundos de hedge;
  • Fundos mútuos;
  • Fundos de índice;
  • Fundos negociados em bolsa (ETFs); e
  • Fundos de private equity.

Além disso, eles investem em nome de vários tipos de clientes, tais como:

  • Investidores pessoa física com alto patrimônio;
  • Investidores institucionais; e
  • Setor público (no Brasil isso é menos comum!).

Buy-Side vs. Sell-side

As firmas de Asset Management são chamadas de empresas de buy-side. Significa que elas estão na ponta compradora dos investimentos: os profissionais que atuam nas Assets Management exploram os produtos financeiros disponíveis no mercado e buscam aqueles que seriam mais adequados para o portfólio da Asset.

Note que a Asset realiza um trabalho diferente do trabalho de uma sell-side. O sell-side é desempenhado por casas de research e investment banks. Nessas casas, as empresas buscam vender serviços de investimento para empresas e outros investidores. As empresas sell-side fornecem pesquisas de mercado e ajudam a informar os investidores para convencê-los a executar transações com elas e assinar os seus serviços financeiros.

Prós e Contras de investir com uma Asset

Na tabela abaixo, retirada do Corporate Finance Institute (2020), temos os prós e contras que um investidor irá encontrar ao alocar seus recursos em uma empresa de gestão de ativos.

Investimento em Empresas de Asset Management
Pontos Positivos Pontos Negativos
  • Vantagens de custo

As empresas de gestão de ativos podem comprar ativos em quantidades maiores reduzindo os custos de transação.

  • Taxas de administração

Por demandarem uma mão de obra especializada, as despesas com funcionários são altas, afastando investidores com menos recursos para contratação.

  • Acesso a produtos de investidores qualificados ou com aporte mínimo muito elevado

O acesso a amplas classes de ativos significa que uma Asset pode investir em classes de ativos que um investidor individual não conseguiria. 

  • Desempenho atrelado a um gestor ou estratégia

Geralmente, alguns fundos carregam a estratégia de um gestor ou de uma equipe. A mudança de gestão poderá alterar a estratégia de investimento da companhia.

  • Capital Humano

Uma Asset consegue contratar profissionais especializados em cada produto financeiro e analistas que cobrem setores específicos ou mercados internacionais.

Asset, Wealth Management e Corretoras de Valores

Enquanto a Asset Management se concentra em investimentos, a Wealth Management tem um objetivo mais amplo. A Wealth Management consiste em examinar a situação financeira geral de um indivíduo, família ou grupo e tomar medidas para maximizar sua riqueza e protegê-la no futuro.

Como estamos falando tanto de crescer, quanto de proteger patrimônio, o trabalho de uma Wealth Management abrange outros serviços. Os serviços oferecidos por uma Wealth podem incluir:

  1. Planejamento tributário;
  2. Planejamento educacional;
  3. Planejamento de herança; e
  4. Planejamento de aposentadoria.

Os gerentes de patrimônio (aqueles que trabalham nas Wealth Management) são frequentemente pagos por meio de uma porcentagem dos ativos administrados mais uma taxa fixa ou horária.

Por outro lado, uma corretora de valores é uma instituição financeira que faz a intermediação entre os clientes e os diversos produtos financeiros, como Tesouro Direto, Fundos, Ações, ETF e derivativos.

A corretora não irá gerenciar os recursos para você, selecionado investimentos de forma personalizada, como as Assets o fazem; muito menos irá realizar o planejamento de aposentadoria, tributária, herança e demais serviços, como uma Wealth. Por questões de regulamentação, as corretoras de valores também não podem oferecer uma conta corrente ou atuar investindo o capital do cliente.

Em resumo, a escolha de cada uma depende do perfil do cliente, seu objetivo e da sua capacidade de contratar cada serviço oferecido.

Maiores Asset Management do mundo

De acordo com o ADV Rating, as dez maiores empresas de Asset Management possuem um total de US$ 34 trilhões de dólares em valor de mercados dos ativos sobre gestão (Assets Under Management (AUM)). A tabela abaixo apresenta as dez maiores do mundo:

Ranking Asset Total AUM (US$b) País
1 BlackRock 7,318 EUA
2 Vanguard Group 6,100 EUA
3 UBS Group 3,518 Suíça
4 Fidelity Investment 3,319 EUA
5 State Street Global Advisors 3,054 EUA
6 Allianz Group 2,530 Alemanha
7 JP Morgan 2,511 EUA
8 Goldman Sachs 2,057 EUA
9 Bank of New York Mellon 1,961 EUA
10 PIMCO 1,920 EUA

Maiores Asset Management do Brasil

No Brasil, de acordo com a ANBIMA, no ranking de gestores de fundos de investimento (janeiro de 2021), as dez maiores firmas por valor do patrimônio líquido são expostas abaixo:

Ranking Asset
1 BB DTVM S.A
2 Itaú Unibanco S.A
3 Bradesco
4 Caixa
5 Banco Santander (Brasil) S.A
6 BTG Pactual
7 BRL DTVM
8 Safra
9 Credit Suisse
10 Xp Asset Management

A gente comunica com clareza para motivar a confiança de vocês! Queremos o desenvolvimento de cada um, do seu jeito, com responsabilidade e segurança. Olha só quanto material interessante sobre o mercado de ações temos:

Referências

Ang, A. (2014). Asset Management: A Systematic Approach to Factor Investing. Oxford University Press; 1st edition.

Analista de conteúdo do TC School

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.