AGRI11: conheça o ETF de agronegócio do BB

AGRI11: conheça o ETF de agronegócio do BB

lincoln-silva-2

26 MAI

3 MIN

AGRI11: conheça o ETF de agronegócio do BB

Na última terça-feira, dia 24 de maio, ocorreu o início da negociação do AGRI11 na B3, o primeiro ETF voltado para o agronegócio disponível no mercado doméstico. O setor tem conquistado uma posição de grande destaque na economia brasileira. Assim, neste artigo, vamos abordar um pouco mais do crescimento do agronegócio e conhecer melhor as características desse ETF sob a gestão da BB DTVM.

  • Setor de agronegócio
  • Características do AGRI11
  • Conclusão

Setor de agronegócio

O agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira, englobando a produção agropecuária e todas as atividades relacionadas a agricultura e a pecuária.

Setores do Agronegócio:

  • Primário: produtores rurais, agricultores e pecuaristas;
  • Secundário: agroindústrias e fabricantes de insumos;
  • Terciário: transportadores, distribuidores e comerciantes de produtos agrícolas.

Em março de 2020, a pandemia da Covid-19 causou um alto impacto no comportamento dos preços de diversos produtos em virtude da desvalorização cambial. Além disso, o isolamento social causou um grande aumento na demanda por produtos que também influenciaram os preços para cima.

Contudo, o setor ainda conseguiu apresentar um bom desempenho, com um crescimento de 6,4% apenas do setor primário em 2020, segundo pesquisadores do Cepea.

Já em 2021 o cenário foi ainda melhor. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 8,3%. Dessa forma, o setor atingiu a participação de um pouco mais de 27% no PIB brasileiro, a maior desde 2004.

AGRI11

Ainda segundo a pesquisa, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), os segmentos primário e de insumos se destacaram com aumentos de 17,5% e 52,6%, respectivamente. Além disso, também houve um crescimento do PIB na agroindústria (1,6%) e nos agrosserviços (2,5%).

Características do AGRI11

Como podemos observar, o agronegócio é um setor que tem assumido uma posição cada vez mais de destaque no Brasil. Assim, a demanda de investidores por classe de ativos que investem nessa cadeia tem crescido ainda mais.

Depois da criação do Índice Agro B3 (IAGRO), indicador de desempenho das ações classificadas como agronegócio, agora o investidor terá acesso ao primeiro ETF atrelado a esse índice, o AGRI11.

Os ETF’s (Exchange Traded Fund), como você já deve saber, são fundos de investimento negociados em bolsa que buscam replicar o desempenho de um determinado índice.

Dessa forma, o BB ETF IAGRO-FFS B3 (AGRI11) é um fundo que busca investir em ativos que compõem o IAGRO. O índice é composto por ações e units de 32 companhias listadas na B3, envolvendo atividades diretas e indiretas do setor de agronegócio.

O AGRI11 estará sob a gestão da BB DTVM, a maior gestora de recursos do Brasil, e terá uma taxa de administração de 0,35% ao ano.

Confira abaixo as principais características do AGRI11:

  • Código de negociação: AGRI11;
  • Benchmark: IAGRO FFS-B3 Index;
  • Taxa de administração: 0,35% ao ano;
  • Peso dos ativos: valor de mercado;
  • Rebalanceamento: quadrimestral;
  • Gestor: BB DTVM;
  • Administrador: BB

Como o ETF AGRI11 investe exclusivamente em ativos brasileiros, o fundo não terá patrimônio dolarizado. Além disso, ETF’s brasileiros não são autorizados a distribuir dividendos entre os cotistas. Contudo, o gestor deverá utilizar os dividendos pagos pelas companhias que fazem parte do índice para adquirir novos ativos para o portfólio do fundo.

Segundo Gilson Finkelsztain, CEO da B3, a listagem do ETF AGRI11 é mais uma forma da B3 impulsionar o setor de agronegócio ao passo que conecta investidores a classes de ativos que protegem e financiam o crescimento do mercado.

Conclusão

Portanto, é indiscutível a importância do agronegócio para o desenvolvimento da economia brasileira. Essa importância tem se refletido nos números que só crescem, colocando o setor ainda mais em destaque.

Agora, com o lançamento do AGRI11, os investidores terão a oportunidade de diversificar suas carteiras, além de terem acesso facilitado ao setor de agronegócio.

Assim, se você é um investidor que se interessa por esse mercado, o AGRI11 pode ser a melhor alternativa para você começar a investir no setor.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Contador (UFRJ) | Pós-graduando em Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.