Steepening e Flattening: movimentos na curva de juros

Steepening e Flattening: movimentos na curva de juros

Steepening e Flattening: movimentos na curva de juros

Olá, amigo investidor!! Buscando trazer ainda mais conteúdo para vocês, ficamos sempre de olho nos cenários, nas voltas que o mercado dá e nas nuances das classes de ativos.

Ultimamente, temos vários acontecimentos em curso: lockdown na China, inflação mundial e guerra na Europa, o que já nos dá assuntos em demasia.

Sobretudo, quando aplicado ao mundo de investimento vemos um frenesi de fugas de capital, riscos intrínsecos e muita, muita, volatilidade.

Por exemplo, a renda variável sofre bastante nos cenários de aumentos de taxas de juros. Isso porque o investidor consegue bons retornos na renda fixa sem ter que se expor a tanto risco.

Sendo assim, há uma migração dessas classes de ativos e, consequentemente, a renda variável tende a performar ainda pior devido essa saída de capital.

Nesse sentido, observando os aumentos das taxas de juros, analisei de perto os movimentos na curva de juros, que me chamaram atenção e me instigaram a escrever esse texto.

Me refiro aos movimentos chamados steepening e flattening.

Conceitos de steepening e flattening

Aqui no TC School, já publicamos o conceito da curva juros e marcação a mercado dos títulos de renda fixa e como funcionam e nos dá uma maior dimensão, você pode conferir clicando no link abaixo:

De fato, o foco será nesses dois movimentos que citei antes.

Antes de falarmos do flattening e steepening, é importante guardar os conceitos de Bear e Bull, pois usaremos mais adiante.

Sendo assim, Bear (urso) representa abaixa no mercado, pessimismo e preços baixos nos ativos. Em contraponto, Bull (touro) indica alta do ciclo econômico, com preços altos de ações e boa economia no geral.

Flattening

O flattening, também chamado de achatamento, é um efeito que pode ocorrer na curva de juros de um grupo de títulos de renda fixa, se dá quando as taxas de juros de longo prazo estão bem próximas ou até iguais às taxas de curto prazo.

Geralmente são ocasionados num momento econômico de potencial inflacionário ou de recessão.

Ele pode derivar de duas formas:

  • O Bear Flattening, fazendo com que as taxas do curto prazo subam mais que as de longo prazo, onde a expectativa da economia é um momento contracionista, indicando assim um aumento da taxa de juros.
  • E o Bull Flattening, que ocorre quando as taxas do longo prazo caem mais do que as de curto prazo, onde se é esperado para esse movimento uma inflação na economia, que também remete a um aumento de taxas de juros para combater a inflação.

Abaixo trago gráficos ilustrativos.


fonte: XP

Steepening

Já o steepening é ocasionado quando vemos um aumento da diferença das taxas de curto e longo prazo. É conhecida como a inclinação ou mudança paralela na curva de juros de um conjunto de títulos de renda fixa.

Assim como o flattening, o steepening também pode provir de duas formas, que são:

  • O Bear Steepening é quando se configura um aumento maior na curva juros de longo prazo em comparação com as de curto prazo.
  • Já o Bull Steepening, caso as taxas curtas caiam mais que as taxas longas, há a expectativa de corte na taxa básica de juros para reaquecer a economia. Segue abaixo gráficos ilustrativos.


fonte: XP

Conclusão

Analisar se o movimento está na ponta curta ou longa da curva pode fornecer uma visão sobre as expectativas do mercado para a economia e mudanças nas taxas de juros.

Com isso, gestores de fundos de renda fixa e investidores menores podem assim se posicionar e trazer ganhos para sua operação, caso sua leitura esteja de fato correta.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Planejador Financeiro no TC

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.