William Sharpe, um dos criadores do CAPM (Capital Asset Pricing Model)

William Sharpe, um dos criadores do CAPM (Capital Asset Pricing Model)

William Sharpe, um dos criadores do CAPM (Capital Asset Pricing Model)

Você conhece o índice de Sharpe?

Hoje, apresentamos o perfil do investidor William F. Sharpe, o economista estadunidense que ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 1990 e é um dos criadores do modelo de precificação de ativos de capital (CAPM). Conheça um pouco mais sobre ele no texto a seguir, abordando os seguintes assuntos:

  • Quem é William F. Sharpe?
  • Carreira profissional
  • Títulos e Premiações
  • Frases de Sharpe

Quem é William F. Sharpe?

Nascido em 16 de junho de 1934 na cidade de Boston, em Massachusetts (EUA), William Forsyth Sharpe cresceu com ambos os pais graduados – a mãe em ciências e o pai em literatura inglesa (tendo ele mais tarde trabalhado na Universidade de Harvard).

William sempre teve seus pais e padrastos como inspiração para sua carreira acadêmica.

Sharpe relata para o site nobel prize: “My father retired as a college president, my mother as an elementary school principal, and my step-father as a public defender. They taught me by example the joys associated with learning and with communicating the results of that learning to others.”

Tradução livre: “Meu pai se aposentou como reitor da faculdade, minha mãe como diretora de escola primária e meu padrasto como defensor público. Eles me ensinaram, por exemplo, as alegrias ligadas ao aprendizado e à comunicação dos resultados desse aprendizado aos outros.”

Atualmente, William é casado Kathryn, com quem tem enorme cumplicidade e divide seus momentos e conquistas, além de possuir dois filhos, Deborah e Jonathan, que muito estima.

Carreira Acadêmica

Apesar de ter sido educado, em sua maioria, nas escolas públicas da Califórnia e de ter se matriculado na Universidade da Califórnia, planejando se formar em medicina, Sharpe descobriu que tinha algo que lhe atraía mais.

Dessa forma, ele se transferiu para Los Angeles tendo em mente uma especialização em Administração de Empresas.

Assim, foi na UCLA que ele fez Contabilidade e Economia, mas – apesar de apreciar a contabilidade – acabou mudando o curso para Economia, após ficar intrigado com a teoria microeconômica. William se graduou em 1955 e recebeu seu mestrado no ano seguinte.

Além disso, foi no seu programa de doutorado que ele ingressou na área de finanças, após fazer cursos com J. Fred Weston.

William Sharpe teve contato com grandes nomes da economia – sendo Harry Markowitz um deles, mas foi Armen Alchian (professor de economia) que foi modelo de Sharpe e foi, inclusive, presidente da sua banca de dissertação.

Em continuidade, Sharpe terminou seu doutorado em Economia na UCLA no ano de 1961, mesmo ano em que sua dissertação de “modelo de índice único” ou ainda “modelo de um fator” foi aprovada.

Já na dissertação, ele pesquisou muito sobre análise de portfólio, baseando-se no modelo sugerido por Markowitz e foi nesse mesmo trabalho que chegou a algo semelhante ao que agora chamamos de Capital Asset Pricing Model (CAPM).

Entretanto, ainda de forma limitada ao modelo de um fator.

Após isso, se mudou para Seattle para assumir um cargo em Finanças na School of Business da Universidade de Washington.

Dessa forma, trabalhou em um artigo resumindo os resultados de sua dissertação e, posteriormente, o mesmo serviu como base para o Modelo de Precificação de Ativos de Capital (CAPM).

Confira mais sobre o CAPM no vídeo abaixo:

Carreira profissional

Do lado profissional, Sharpe começou a trabalhar como economista na RAND Corporation em 1956, onde aprendeu sobre programação de computadores.

Além disso, ensinou na Universidade de Washington de 1961 a 1968, onde lecionou sobre microeconomia, finanças, ciências da computação e estatística, entre outros assuntos.

Após isso, deixou a universidade para se envolver na criação de uma escola especializada em ciências sociais. Assim, William acabou ocupando um cargo na Stanford University Graduate School of Business em 1970, quando o projeto não deu certo.

William também foi consultor da Pierce, Merrill Lynch, Smith, Fenner e da Wells Fargo Investment Advisors, onde contribuiu com inúmeros projetos e em 1980, tornou-se presidente da American Finance Association, mas nunca deixou de contribuir com artigos valiosos para o futuro do mercado financeiro.

Já em 1986, fundou a Sharpe-Russell Research com a ajuda de Frank Russell Company, onde eram especializados em consultoria e pesquisa sobre alocação de ativos para fundações e fundos de pensão.

Sobretudo, apesar de não lecionar mais em 1989, Sharpe continuou como Professor Emérito de Finanças em Stanford. Assim, deixou o ensino apenas para focar mais na William F. Sharpe Associates, sua empresa de consultoria.

Em seguida, em 1996, a Financial Engines foi fundada com o professor Joseph Grundfest e o advogado Craig W. Johnson, com o objetivo de implementar suas teorias no gerenciamento de portfólio. Hoje em dia, funcionários de mais de 1000 grandes corporações utilizam seus serviços e a empresa gerencia mais de 200 bilhões de dólares em contas de aposentadoria.

Atualmente, William é administrador e membro do Conselho em Educação e Pesquisa da Research Foundation Institute of Chartered Financial Analysts, além de membro do comitê do Institute of Quantitative Research in Finance.

Títulos e Premiações

  • Doutor em Letras Humanas
  • Honoris Causa da Universidade DePaul
  • Doutor Honoris Causa da Universidade de Alicante (Espanha)
  • Doutor Honoris Causa da Universidade de Viena
  • Medalha da UCLA , a maior honraria da UCLA.
  • American Assembly of Collegiate Schools of Business
  • Prêmio Nicholas Molodovsky da Federação de Analistas Financeiros
  • Prêmio Nobel de Economia, de 1990.

Frases de Sharpe

Frases retiradas William F. Sharpe – Biographical:

“Some investments do have higher expected returns than others. Which ones? Well, by and large they’re the ones that will do the worst in bad times.”

“Alguns investimentos têm retornos esperados mais altos do que outros. Quais? Bem, em geral, eles são os que vão fazer o pior em tempos ruins.”

“Properly measured, the average actively managed dollar must underperform the average passively managed dollar, net of costs. Empirical analyses that appear to refute this principle are guilty of improper measurement.”

“Corretamente medido, o dólar médio ativamente gerido deve ser inferior ao dólar médio gerenciado passivamente, líquido de custos. Análises empíricas que parecem refutar este princípio são culpadas de medição inadequada.”

Analista Administrativa | TC Universitários | TC School

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.