Sobre o Mestre que ilumina caminhos: homenagem ao Professor Rubens Famá

Sobre o Mestre que ilumina caminhos: homenagem ao Professor Rubens Famá

Professor

Sobre o Mestre que ilumina caminhos: homenagem ao Professor Rubens Famá

O Professor Rubens Famá foi (ou é?) um dos mais importantes Professores de finanças no Brasil. Na década de 1980, ele concluiu seu mestrado e doutorado em finanças tratando das implicações de um dos maiores problemas (ou implicação de escolhas sem base na teoria financeira?) que o Brasil viveu e de tempos em tempos volta a viver: a inflação.

A pergunta acima se “foi” ou se “é” um dos mais importantes Professores é porque eu de fato acredito que os Professores são imortais. Lendo o texto abaixo, escrito por dois de seus pupilos (Professores Kayo e Bruni), você entenderá como o Professor Famá se tornou imortal.

Tenha uma boa leitura.

Descanse em paz, Professor Famá. Missão cumprida!

Vida acadêmica do Professor Rubens Famá

Nos registros históricos, o Professor Rubens Famá graduou-se em Administração pela Escola Superior de Administração de Negócios da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1965.

Em 1980, o Professor Famá concluiu o seu mestrado com o trabalho “Retorno sobre o Investimento: sua Utilização no Brasil, Face à Inflação e a Evolução da Legislação sobre a Correção Monetária nos Demonstrativos Financeiros”, tema muito importante para o Brasil até hoje.

7 anos depois, em 1987, ele concluiu o seu doutorado com o trabalho “Análise do Desempenho Operacional das Empresas com a Utilização de Números Índices: um Estudo num Conglomerado Empresarial”.

Tanto o mestrado quanto o doutorado foram em Administração na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA USP), instituição em que atuou como docente até 2008, e sob a orientação do Professor José Carlos Moreira.

Além da FEA-USP, o Professor Rubens Famá também trabalhou na PUC-SP até 2014. Nas duas instituições, Famá desenvolveu muitos e variados trabalhos sobre Finanças no Brasil, orientando e participando da formação de diversos pesquisadores e professores.

Segundo o seu Currículo Lattes, atualizado até 14/02/2017, foram 58 artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, 5 livros (na Amazon é possível encontrar mais 4), 6 capítulos de livros, 167 participações em bancas de mestrado, 32 participações em bancas de doutorado, 74 orientações de mestrado e 2 de doutorado (apesar de sabermos que foram mais).

Como o Professor Famá inspirou novos Professores e pesquisadores

Nas memórias afetivas dos acadêmicos que com ele puderam conviver, seus ensinamentos foram muito maiores do que as relações entre dinheiro e tempo ou risco e retorno. O Professor Famá foi o Mestre que, com a sabedoria da vida, sempre soube ensinar como aprendiz.

Seu perguntar, sempre sereno e gentil, instigou a abertura de muitos e variados caminhos, multiplicados por infinitos ciclos. Aprender e ensinar. Ensinar e aprender. Sua luz continuará iluminando as variadas estradas dos que com ele puderam conhecer técnicas e, principalmente, testemunhar a importância do compartilhar gentileza e humanidade.

O Professor Famá, para seus discípulos, foi muito mais do que um orientador – foi um inspirador. Foi o ombro amigo com quem podíamos sempre contar nos momentos mais difíceis da nossa jornada como mestrandos e doutorandos. Sua calma nos acalmava.

Sua força nos deixava mais fortes. Seu entusiasmo e inabalável otimismo nos faziam crer em nossas potencialidades e extraiam o que de melhor podíamos oferecer.

Sua contribuição à nossa formação é irrefutável. Nosso Mestre iluminou nossos caminhos como o farol ilumina as embarcações do mar.

Vá em paz, Grande Mestre, com a certeza de que você chegou ao seu destino e sua missão foi cumprida.

Livros de autoria e coautoria do Professor Rubens Famá

Para conhecer mais sobre o trabalho do Professor Famá, é possível ler seus diversos artigos cujos links estão no seu Currículo Lattes ou alguns de seus livros.

Numa busca na Amazon pelo no do Professor Rubens Famá, é possível encontrar todos os livros – ou a maior parte, pelo menos.

Alguns dos livros são esses:

Por: Adriano Leal Bruni (Professor da UFBA) e Eduardo Kazuo Kayo (Professor da USP)

Diretor Educacional do TradersClub

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.